O prefeito da coragem e os 81 anos de emancipação de Baixo Guandu
Neste dia 10 de abril, a população de Baixo Guandu comemorou 81 anos da emancipação política do município.
Publicado 12/04/2016 08:03 | Editado 04/03/2020 16:42

Por Rodrigo Campos*
Os guanduenses compareceram em grande número à solenidade convocada pelo prefeito Neto Barros (PCdoB).
No tocar do hino da cidade era perceptível o orgulho do cidadão guanduense. Os aplausos a cada vez que Neto Barros era chamado demonstrava o carinho com o seu prefeito.
Um prefeito de coragem
Não é por menos que Neto Barros é tão querido pela população daquele município. Em sua gestão não foram poucas as dificuldades enfrentadas com determinação, espírito público e muita coragem.
Depois de receber um município praticamente falido, com prédios e equipamentos públicos sucateados, Neto enfrentou e venceu o desafio de ampliar e melhorar os serviços públicos e a assistência à população, mesmo com a constante redução de receita.
Já no primeiro ano de mandato a cidade enfrentou graves enchentes e o prefeito teve que entrar em campo com sua liderança, se mostrando ao lado do povo que sofria com a tragédia.
Mas foi com o triste resultado do crime ambiental perpetrado pela empresa Samarco que Neto ganhou as páginas da imprensa nacional e internacional. Neto Barros não deu descanso aos responsáveis pela tragédia, enfrentando de todas as maneiras o capital e sua sede irracional por lucros.
A coragem e o desempenho do prefeito foram lembrados por todos os oradores presentes.
Ao todo compareceram representantes de 15 partidos, 13 dos quais já declararam apoio a reeleição de Neto. Dividiam a mesa vereadores, deputados estaduais e os deputados federais Sérgio Vidigal (PDT) e Givaldo Vieira (PT).
O presidente estadual do PCdoB, Ronaldo Barbosa, destacou a luta do partido pela democracia e contra o atual intento golpista e a importância de gestões vitoriosas como a de Baixo Guandu, destacando o empenho, capacidade e seriedade do PCdoB para governar.
Como não poderia ser diferente a solenidade termina com Neto Barros falando sobre a cidade e seu mandato e sendo ovacionado pelos presentes.
*Rodrigo Campos é historiador e secretário de organização adjunto do PCdoB no Comitê Estadual do Espírito Santo