Não há fundamentos para impeachment, diz idealizador da Ficha Limpa

O juiz maranhense Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, afirmou que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é incabível tanto constitucional quanto politicamente. “Não há fundamentos para que possa ser sequer cogitado”, disse.

Márlon Reis

A afirmação foi feita em entrevista à Folha de São Paulo, em que o magistrado destaca que um pedido baseado em falhas administrativas não justifica a perda do mandato. “Falha administrativa, apesar de considerável, jamais poderia autorizar a destituição da titular do mais alto cargo da estrutura da República”, disse.

Segundo ele, uma reforma política seria um passo importante para o combate à corrupção. “Insisto na necessidade da reforma política. Nós não fizemos reforma política alguma. No passado, votou-se um arremedo mais uma vez, com mudanças até importantes, como a proibição de doações empresariais", salientou.

Segundo ele, apesar de insuficiente, a reforma promovida recentemente ampliou os instrumentos de transparência. "Pela primeira vez teremos a fixação de limites para gastos de campanha. Precisamos mudar muito a maneira como votamos, especialmente na composição das casas parlamentares. Elas fulanizam o debate político, e isso pode ser mudado com o redesenho da estrutura das eleições brasileiras”, concluiu.