Quase 10 mil manifestações no MPF pedem punição a Bolsonaro

Até oa tarde desta terça-feira (19) a sala de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal recebeu 9.714 manifestações de repúdio exigindo punição ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). No domingo (17), o parlamentar dedicou o voto a favor do impeachment ao notório torturador Carlos Brilhante Ustra, condenado pela justiça brasileira por tortura.

Jair Bolsonaro é indiciado por incitação ao crime de estupro - Reprodução
A partir das manifestações dos cidadãos, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot vai avaliar se houve crime e poderá – ou não – instaurar inquérito para investigar ou ainda denunciar diretamente o parlamentar. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro anunciou que vai entrar com um pedido de cassação do mandato de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. Um grupo de juristas está preparando a peça jurídica.
 
O presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, que é filho de desaparecido político, questionou os limites da imunidade parlamentar. Para ele o discurso de Bolsonaro tem o mesmo efeito de que se um deputado alemão discursasse na tribuna daquele país e elogiasse o regime nazista.