Estudantes paralisam universidades em defesa da democracia

Protagonista das principais causas populares e na defesa do Brasil, os estudantes voltam a unir forças, desta vez contra o Golpe. Sob o tema “Sem democracia não há liberdade, não há direitos, nem avanços”, a União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizam na próxima quinta-feira (28/04), em todo o país, o Dia Nacional de Paralisação das Universidades.

Estudantes paralisam universidades em defesa da democracia

Os jovens de todos os estados brasileiros estarão unidos em aulas públicas, assembleias e manifestações diversas para reforçar a mobilização nacional contra o Golpe. E o cearenses também vão se somar aos milhares de estudantes que defendem as políticas sociais voltadas para educação implantadas pelos governos de Lula e Dilma, dentre elas o FIES, o Prouni, o Pronatec, as cotas para as universidades e tantos outros.

Em Fortaleza, as atividades começam na UFC, com um cortejo de alvorada, a partir das 7h30, pelos Centros de Humanidades 1 e 2. A partir das 9h, os estudantes participam de um aulão público nos jardins da Reitoria. Em seguida, sairá novo cortejo, desta vez até o Restaurante Universitário (RU) do Benfica, onde também haverá intervenções contra o Golpe.

No período da tarde, haverá oficinas e palestras nos jardins da Reitoria, além de uma caminhada que deverá unir os estudantes do Campus Fátima da Uece, passando pelo IFCE até a UFC. E as atividades não serão concentradas só na capital cearense. Haverá também paralisação da UNE com os estudantes do Campus Leão Sampaio e do IFCA, ambos em Juazeiro do Norte.

Germana Amaral, presidente estadual da União Nacional dos Estudantes no Ceará (UNE-CE), destaca que a juventude e os estudantes continuam sendo protagonista nas maiores lutas do país e que continuará nas ruas para garantir a democracia. “A mesma democracia que vem do engajamento de jovens que também lutaram e derramaram sangue na Ditadura, pela Anistia e pela redemocratização do país. Hoje defendemos o mandato constitucional da presidenta Dilma e condenamos o golpe que vem sendo apoiado pelas camadas conservadoras da sociedade que querem tirar os direitos conquistados pelo povo nos últimos anos”, ratifica.

Para Germana, é revigorante ver tantas gerações reunidas em torno de uma pauta única: a democracia. “Fomos e continuamos sendo a linha de frente da defesa da democracia. Se hoje podemos realizar manifestações como estas, é porque muitos militantes como nós foram sacrificados lá atrás. Somos milhares, invadimos as ruas e não arredaremos o pé. Precisamos debater que os direitos do povo só serão consolidados se for dentro da democracia. Só ela fortalece os movimentos sociais, os movimentos feministas e é isto que estamos fazendo hoje nas ruas: dizendo não ao golpe!”, ratifica.

Serviço

Dia Nacional de Paralisação das Universidades
Data: quinta-feira (28/04)
Locais: Reitoria da UFC, Campus Fátima da Uece, IFCE (Fortaleza). Campus Leão Sampaio e IFCA (Juazeiro do Norte).