Ceará: Frente Brasil Popular debate atividades para o 1º de Maio

O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi palco na noite da última segunda-feira (25/04), da plenária do Movimento Ceará Contra o Golpe para debater agenda de atividades visando o 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O grande ato será domingo, durante a Caminhada que sairá às 9h da Areninha do Pirambu (antigo Kartódromo) rumo ao Cuca Che Guevara.

Ceará: Frente Brasil Popular debate de atividades para o 1º de Maio

A mobilização na luta contra o golpe continua forte. Nesta terça-feira, 26, a partir das 19h30, no Centro de Formação São Raimundo (Bairro Rodolfo Teófilo) acontece a abertura de um Comitê Contra o Golpe para servir como mais um ponto de apoio e formação política. Além desta, o auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) sediará, às 19h, o lançamento do 2º Manifesto dos Médicos pela Democracia, com palestra do psicanalista Valton Miranda.

Durante a plenária, o público recebeu os informes da última reunião nacional da FBP, ocorrida em São Paulo na última semana e que contou com a presença de dois representantes cearenses. De acordo com Paulo Henrique, da Consulta Popular, “vivemos um momento onde o capital está unido para derrubar o Governo Dilma. A luta política tende a se acirrar nos 180 dias caso o afastamento da presidenta aconteça. Será um novo momento para reforçarmos a luta de massas”, pontuou.

Dentre os encaminhamentos apresentados em São Paulo, a Frente Brasil Popular será recebida pela presidenta Dilma para ouvir, dos movimentos e entidades, propostas que fortaleçam o combate ao golpe parlamentar.

A médica Teresinha Braga Monte, membro da direção estadual do PCdoB-CE, ressaltou a necessidade de a população não se acuar com a tentativa de golpe. “A democracia é um bem muito caro e nós temos que fazer valer a vida daqueles que lutaram e morreram por nós”, disse. Para ela, os golpistas brasileiros estão mancomunados com o capitalismo americano. “O golpe não passará. Continuaremos na luta. O Senado não é uma casa fechada”, reiterou.

Unidade

O presidente do PT Ceará, Francisco de Assis, acredita que a esquerda deve se manter unida para combater as ações da direita, “que quer entregar o Brasil ao capital internacional financeiro. O jogo é duro e eles sabem aonde querem chegar. Temos de fazer da unidade o elemento central para que não percamos todos os processos de conquista dos últimos anos”, pontuou.

Luta das mulheres

A militante da Marcha Mundial das Mulheres, Karol Oliveira, criticou a força do patriarcado e do capitalismo em uma luta machista contra as mulheres. “O Bolsonaro homenagear um torturador da ditadura não é por acaso. Ele ofende as mulheres, ofende a Dilma. E nós, companheiros de esquerda, não podemos deixar de negar esse fato que acontece hoje no Brasil”, disse.

Karol explicou que a campanha #ForaBolsonaro continuará forte, principalmente pelos movimentos de mulheres. “As mulheres não vão deixar o Bolsonaro em paz. Ele e os filhos dele representam uma parcela que visa deixar as mulheres em casa, tirá-las da política. Vamos lançar um abaixo assinado no ato do 1º de Maio pedindo a cassação deste deputado”, reiterou.

Movimento Estudantil

A juventude também está se preparando para uma manifestação nacional contra o impeachment. Na próxima quinta-feira (28/04), acontecerá paralisação nas universidades de todo o país, e o Ceará também irá aderir às manifestações. O informe foi da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Germana Amaral.

Outras atividades da agenda desta semana

26/04

– Lançamento do 2º Manifesto do Movimento Médicos Pela Democracia, com palestra do médico Valton Miranda. Tema: “O paradoxo ético: da comunicação e anti-comunicação na conjuntura atual”.
Horário: 19h
Local: Auditório da ADUFC. Av. da Universidade, 2346, Benfica.

– Inauguração do Comitê Contra o Golpe no Rodolfo Teófilo.
Horário: 19h30
Local: Centro de Formação São Raimundo — Rua Delmiro Farias, esq. com Rua Francisca Clotilde

27/04

– Reunião do GT de Mulheres, às 17h, na Sede da CUT

28/04

Ato de Paralisação das Universidades

29/04

– Panfletagem no Centro de Fortaleza