George Valentim enaltece implantação do Bilhete Único Metropolitano

O deputado estadual George Valentim (PCdoB) usou o segundo expediente da sessão plenária da última quarta-feira (27/04) para parabenizar o governador Camilo Santana (PT) pela implantação do Bilhete Único Metropolitano, durante solenidade realizada no último sábado (23/04), em Caucaia e Maracanaú. Segundo o parlamentar, essa era uma promessa de campanha do governador que está sendo cumprida.

George Valentim

George Valentim adiantou que o Bilhete Único Metropolitano vai contemplar 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com a integração do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana com a capital cearense, barateando a passagem de ônibus e, com isso, ajudando os trabalhadores e estudantes a se deslocarem entre os municípios a uma custo menor. De acordo dom ele, a medida vai beneficiar, a partir de 1º de junho, cerca de 60 mil pessoas diariamente.

O parlamentar disse ainda que, para fazer o cadastro no Bilhete Único, o Detran vai disponibilizar cinco pontos em Fortaleza, um em Caucaia e outro em Maracanaú e que, durante a solenidade do último sábado, o governador Camilo Santana prometeu instalar também um posto do Detran no município de Maranguape, o terceiro mais populoso da RFM, para a os trabalhadores e estudantes do município realizarem o cadastramento sem a necessidade de se deslocarem para Maracanaú, Caucaia ou Fortaleza. Ele comunicou que essa promessa também já estava sendo cumprida pelo governador.

George Valentim informou também que hoje o Detran instalou uma unidade móvel para a realização do cadastramento do Bilhete Único em frente à Secretaria da Fazenda, próximo ao Banco do Brasil e à praça da antiga rodoviária de Maranguape. Ele adiantou que, a partir de amanhã, o Detran vai iniciar o cadastramento dos moradores da sede de Maranguape e distritos.

O deputado comentou ainda que essa medida do Governo do Estado vai ajudar a incrementar a economia cearense e da RMF. "Na hora em que o Governo diminui o custo da passagem e deixa de onerar o bolso do trabalhador e os custos das empresas, acaba acelerando a atividade econômica da Região Metropolitana", afirmou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PSD) lembrou que, mesmo sendo um Estado pobre e enfrentando o quinto ano consecutivo de seca, o governador do Ceará está cumprindo os seus compromissos, como a implantação do Bilhete Único Metropolitano e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que vai permitir ao Estado a criação de uma zona franca, a exemplo do que existia em Manaus (AM).