Natal: Tico Santa Cruz debate com jovens e visita acampamento do MST

Centenas de estudantes, educadores e jovens militantes lotaram o ginásio de esportes do campus central do IFRN e receberam o músico e compositor Tico Santa Cruz, da banda Detonautas Rock Clube, para um bate-papo sobre Democracia, Ativismo, Cultura e Juventude, na tarde da última quarta (27). Ele ainda aproveitou sua vinda à Natal para fazer uma visita ao acampamento do MST e prestar seu apoio ao movimento.

Tico Santa Cruz em Natal

O músico e ativista tem se pronunciado abertamente nas redes sociais suas posições políticas com relação à atual conjuntura nacional, e se mostra engajado cada vez mais nas lutas dos movimentos sociais com orientação política de esquerda. Ontem, a conversa girou, principalmente, em torno do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e às ações golpistas do Congresso Nacional.

Durante o discurso que fez à frente dos estudantes, Tico Santa Cruz levantou a bandeira da realização de movimentações contra o impeachment de Dilma Rousseff. “Quem não se movimentar terá um atestado de conivência com a derrubada da democracia”, defendeu o cantor. E puxou um “Fora Temer”.

Santa Cruz criticou o posicionamento de alguns políticos, como o deputado Eduardo Cunha (PMDB) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB), afirmando que ambos estão livres de punição mas foram citados em investigações que apuram casos de corrupção, como a Lava Jato e o escândalo da Odebrecht. “Se ninguém se pronunciar, vai ficar comprovado que não era por conta de corrupção”.

No final, o cantor agradeceu aos movimentos sociais por proporcionar sua participação nesse diálogo e declarou que tem um carinho especial por Natal, “foi aqui, durante o festival MADA, que a sua banda (Detonautas Roque Clube), despontou nas paradas de sucesso”.

Apoio ao MST

Em visita ao acampamento montado em frente a sede do INCRA, Tico falou para mais de 500 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, além de ativistas do Levante Popular e militantes políticos. Ele aproveitou o momento para reafirmar sua disposição de resistência ao golpe em curso no país e de luta contra a criminalização dos movimentos sociais. Aproveitou ainda para confirmar seu apoio ao Movimento Sem Terra: “É um movimento importante e justo, podem contar comigo”, disse.

Durante o pronunciamento, Santa Cruz exaltou a importância do MST e afirmou que os pleitos dos trabalhadores rurais são imprescindíveis para as conquistas sociais do país. O cantor afirmou que viaja pelo Brasil para tentar fazer uma ponte de diálogo entre as diferentes classes sociais.

Ele disse ainda que mora na barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro, e que “lá as pessoas o recriminariam se ele caminhasse pela rua com um boné do MST. Ou se eu colocasse a bandeira do MST na minha porta. Por isso eu quero fazer essa ponte”, complementou.