China considera propostas feitas pela Coreia Popular como dignas

Qualquer proposta voltada para a atenuação da situação na península coreana é digna de consideração, revelou o representante permanente da China na ONU, Liu Jieyi, ao comentar as declarações de Pyongyang sobre a interrupção de seus testes nucleares em troca do fim de exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul.

Kim Jong Un

Nas palavras do diplomata, a solução desses difíceis impasses na península coreana precisa de uma abordagem multilateral. Ele acredita que, sozinhas, as sanções e restrições adotadas contra a Coreia Popular não darão conta de resolver o problema.

Os exercícios militares conjuntos realizados por Estados Unidos e seu satélite na região, a Coreia do Sul, colocam a Península Coreana em estado permanente de tensão e provocam a Coreia Popular, que reage aumentando suas atividades militares de defesa.

Por reiteradas vezes a Coreia Popular já denunciou as tentativas de intimidação e mesmo de agressão que o país sofre promovidas pelos Estados Unidos, ao realizar exercícios que simulam ataques à Coreia Popular e o assassinato de suas lideranças.

Na quinta-feira, o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Coreia Popular, Liu Jieyi, declarou à agência de notícias Associated Press que Pyongyang está disposta a interromper os testes nucleares em troca do fim dos exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul.

O ministro disse ainda que Washington é o grande responsável pelo programa nuclear de seu país.