Maduro cria comissão que vai verificar assinaturas para referendo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite de ontem (29) que o governo criou uma comissão para verificar "uma a uma" as rubricas dos eleitores que assinaram o pedido para a realização de um referendo sobre a revogação do seu mandato. "Designei uma equipe especial para verificar uma a uma a listagem de todas as assinaturas que vão ser entregues pela direita, para que cumpram todas as margens legais", disse.
Publicado 30/04/2016 11:03

Maduro falou em Caracas durante um evento sobre turismo. “O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) decidirá o que tiver que decidir, estou pronto para sair vencedor", ressaltou. O presidente venezuelano informou que o socialista e presidente do município de Libertador, Jorge Rodríguez, dirigirá a equipe que vai verificar as assinaturas da oposição.
Jorge Rodríguez assegurou que "não foi ativado nenhum mecanismo de referendo" e explicou que, segundo o regulamento do CNE, "se uma organização política quer solicitar um processo de referendo deve apresentar 1% (das assinaturas) do Registro Eleitoral". "No dia em que esse 1% for apresentado no CNE, solicitaremos que nos permitam fiscalizar e dar garantia da certificação das pessoas, de forma pública", afirmou.
A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática, da Venezuela, anunciou ontem que já recolheu as assinaturas necessárias para ativar o referendo com o objetivo de revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.