PCdoB de Fortaleza repudia ação truculenta da PM no Ceará

Em nota divulgada nesta segunda-feira (02/05), a direção municipal do PCdoB de Fortaleza critica ação desmedida da Polícia Militar contra manifestantes que participavam de ato contra o fascismo. “Este tipo de ação antidemocrática não pode passar impune. Exigimos rigorosa apuração e punição de seus responsáveis”, diz o documento. Leia a seguir a íntegra da nota:

PCdoB de Fortaleza repudia ação truculenta da PM no Ceará

A direção do PCdoB de Fortaleza vem à público repudiar a ação truculenta da Polícia Militar do Ceará contra os participantes da Marcha Antifascista, atividade pluripartidária agendada há semanas nas redes sociais que ocorreu na noite de sábado, 30/04/2016, na Av. Beira-Mar.

Há relatos de que os policiais dispararam balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio injustificadamente, além de ter jogado spray de pimenta contra o grupo. A ação resultou na prisão de cinco pessoas, além de vários feridos. Segundo testemunhas, vários não estavam participando da manifestação.

Esta não é a primeira vez que a PM do Ceará age com violência extremada contra os movimentos sociais em Fortaleza. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) foram recebidas com golpes de cassetete e spray de pimenta no Palácio da Abolição.

Este tipo de ação antidemocrática não pode passar impune. Exigimos rigorosa apuração e punição de seus responsáveis.

A liberdade de expressão é um dos principais direitos constitucionais dos cidadãos e respeitá-la é condição fundamental em um Estado Democrático de Direito.

O PCdoB denuncia com ênfase a perseguição aos movimentos sociais e se solidariza com todas as vítimas deste triste episódio.

Fascistas não passarão!