Adilson Araújo: Impeachment é o fim da valorização do salário mínimo

A política de valorização do salário mínimo foi uma das conquistas mais importantes da classe trabalhadora obtida nos governos Lula e Dilma. Já foi entregue ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2017 que estima o salário mínimo em R$ 946 – atualmente, está em R$ 880 – o reajuste impacta a vida de 40 milhões de trabalhadores (as) e aposentados (as) no Brasil.

Dieese avalia novo valor do salário mínimo e impacto na economia - Wellington dos Santos
“É muito importante ter em mente que uma das consequências mais ameaçadoras de uma eventual aprovação do impeachment é o fim da valorização do salário mínimo”, diz o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.

Ele lembra que lideranças da oposição defendem uma política de arrocho salarial semelhante a que foi imposta nos governos de Fernando Henrique Cardoso. O próprio FHC, em entrevistas recentes, se manifestou contrário à indexação do mínimo, com reajustes anuais, como funciona hoje.

 
Esta valorização permanente vem ocorrendo desde que foram adotadas regras de reajuste que levam em consideração o crescimento econômico dos últimos dois anos e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos 12 meses, garantindo um reajuste que repõe a inflação e acrescenta um aumento real ao salário do trabalhador(a).
 
Lideranças da oposição discordam justamente destas regras – e sua aplicação em 2017 dependerá de aprovação pelo Congresso Nacional. Não é preciso muita astúcia política para adivinhar que o congresso que temos hoje, sem Dilma na presidência, dificilmente aprovaria a manutenção da política de valorização do mínimo. Sabe-se que Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, votou contra a medida, ao lado de outros companheiros do partido e também do Democratas (DEM). 
 

O próprio projeto de governo Ponte para o Futuro, documento criado pelo PMDB em outubro do ano passado, com propostas para enfrentar a crise econômica, não prevê a manutenção da política de valorização do salário mínimo, assim como não contempla nenhuma das políticas sociais implementadas pelo atual governo.