Conheça a jovem que enfrentou o Coronel Telhada e ganhou a Internet

Durante a ocupação na Assembleia legislativa de São Paulo, que reivindica a instalação da CPI da merenda, um vídeo de uma jovem enfrentando as ofensas do deputado estadual e ex Capitão da Polícia Militar, Coronel Telhada, viralizou em todo país. Karoline Rocha, militante da União da Juventude Socialista (UJS), conta ao Portal Vermelho como foram os momentos de tensão que passou nesta quarta-feira (5) na Alesp.

Conheça a jovem que viralizou enfrentando o Coronel Telhada

Karoline, que iniciou sua militância há três anos durante a construção do DCE da Fatece e logo após como diretora de comunicação da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, (UEE-SP), afirma que construiu ao longo desse tempo uma paixão pela luta e por justiça, "Me apaixonei pela militância e todo esse processo ocorreu no movimento universitário".

A jovem avalia que a repercussão do vídeo foi grande, pois muitas pessoas tem medo do Telhada, mas ele se deparou com uma militânte que tem interesses reais em defender a causa do povo, "Ele esqueceu que hoje ele é deputado e não mais capitão da polícia militar e meu deu voz de prisão, ordenando os policiais que estavam na Alesp que me retirassem à força do local, mostrando a sua face mais fascista. Quando eu questionei se ele estava me dando voz de prisão devido a participação na luta pela CPI da merenda e ele afirmou que sim, é visível os resquícios da ditadura militar que se fazem presentes na fala autoritária do Telhada", denuncia.

"Ele veio atrás de mim, segurou meu braço e começou a me agredir verbalmente. Na visão machista do deputado, eu estava em uma posição inferior a dele, sou mulher estudante e mais jovem e, em nenhum momento, eu poderia questioná-lo. Alguns assessores parlamentares ajudaram a me retirar do local, pois ele ameaçou me agredir fisicamente" relata Karoline.

Líder da bancada da bala rebate

O líder da Bancada da Bala da Alesp, Coronel Telhada, gravou um vídeo nesta quinta-feira (5) dizendo que foi agredido pela jovem estudante e que as pessoas estão lá, acampadas há três dias em condições extremas, "pois ganham um pão com mortandela e 30 reais, esse motivo da CPI não é o verdadeiro", conclui.

Histórico violento

Líder da Rota [a polícia de São Paulo que foi criada com as práticas e posturas da ditadura militar] até 1992 e logo depois coronel da polícia militar, Telhada tem em seu histórico a exaltação à violência e perseguição aos jornalistas.

Assista ao vídeo: