Nada de contenção: Porta-voz russo responde às ameaças da Otan

O porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, advertiu nesta quinta-feira (5) que Rússia responderá adequadamente às ações do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) que se configurem uma ameaça direta ou potencial para seus interesses.

Dmitri Peskov

Peskov respondeu assim ao discurso que o estadunidense Curtis Scaparotti, novo chefe supremo das tropas da Otan na Europa fez, assegurando que continuará a política de contenção contra Moscou, incluída a intensificação de manobras militares para perto de suas fronteiras.

"Temos dito várias vezes que a Rússia não representa uma ameaça para ninguém, e ao contrário, aposta pela cooperação em pé de igualdade e o respeito dos interesses nacionais, afirmou o assessor de imprensa do presidente Vladimir Putin.

Ao assumir o comando ontem, o general norte-americano qualificou a Rússia de "grande ameaça" para o bloco europeu e chamou aos Estados membros a manter o nível de preparação para fazer frente a este inimigo.

Scaparrotti equiparou as tentativas do estado russo de "mostrar-se como uma potência mundial" com o que considerou outros desafios como "a onda de refugiados e o terrorismo".

Ao referir a este assunto, o primeiro vice-presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Senado russo, Frants Klinsévich, declarou que Moscou empreenderá passos ao fortalecimento de suas posições no território ocidental da Federação.

Sublinhou que o discurso do general estadunidense confirma "nossa opinião de que a estratégia da Otan no continente europeu, organizada desde o outro lado do oceano, não mudará em um futuro próximo".

Acrescentou ao respeito que por esse motivo Rússia dará os passos necessários para fortalecer suas posições ocidentais.

O senador realçou que o discurso de Scaparrotti careceu totalmente de correção política e em seu conteúdo não se observou "nem a menor insinuação com respeito à cooperação".

Deploró Klinsévich que "em essência disseram abertamente que a interação com a Rússia na Síria é uma coisa e os temas europeus, outra bem diferente".

O ministro de Defesa, Serguei Choigú, assegurou que a Rússia criará três novas divisões nos Distritos Militares Oeste e Sul para neutralizar o desequilíbrio provocado pelo incremento de forças da Otan perto de suas fronteiras.

Afirmou o general do Exército que sua pasta toma medidas para neutralizar o aumento dos efetivos com blindados, aviação, unidades navais e artilharia pesada do bloco da Otan nos limites fronteiriços do estado russo.

Confirmou que antes de 31 de dezembro ficarão conformadas duas novas divisões no Distrito Militar Oeste e uma no Sul, para o qual se instalarão as bases de localização destas unidades.

Fonte: Prensa Latina