Xi Jinping quer cooperação mais pragmática entre Rússia e China

O presidente chinês Xi Jinping disse nesta quinta-feira (5) que a tarefa central das relações entre seu país e a Rússia é traduzir a relação política de alto nível em uma cooperação e coordenação mais pragmática nos assuntos internacionais.

Serguei Naríchkin e Xi Jinping

Xi disse ao chefe da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento da Rússia, Serguei Naríchkin, que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, estão completamente de acordo com esta necessidade.

O desenvolvimento de alto nível da Parceria Estratégica Integral de Coordenação entre a China e a Rússia não só satisfaz as necessidades dos dois países, mas também corresponde à tendência global de paz, desenvolvimento e cooperação de ganho mútuo, afirmou Xi.

O presidente chinês pediu que as duas partes coloquem uma base social e de opinião pública mais sólida para o crescimento saudável e estável a longo prazo das relações sino-russas.

O presidente pediu que os órgãos legislativos dos dois países elevem os intercambios e a aprendizagem mútua a fim de enriquecer as relações bilaterais.

A relação China-Rússia é um fator importante na manutenção da paz e estabilidade mundial, disse Naríchkin, sublinhando que a Duma Estatal deseja aprofundar a cooperação com a Assembleia Popular Nacional (APN) da China para contribuir mais às relações russo-chinesas.

A convite do mais alto legislador chinês, Zhang Dejiang, Naríchkin está em uma visita à China de quarta-feira à sexta-feira.