Xi Jinping e Putin discutem promoção de papel regional da OCS

Os presidentes da China Xi Jinping e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram na quinta-feira (23) em Tachkent e discutiram a promoção dos laços bilaterais e do papel da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) no desenvolvimento e segurança regionais.

Xi Jinping e Vladímir Putin em Moscou

Os dois chefes do Estado fizeram uma breve reunião no final da quinta antes da 16ª Cúpula da OCS em Tashkent e da visita que Putin fez à China no sábado (25).

Observando que este ano marca o 15º aniversário da assinatura do tratado de boa vizinhança de amizade e cooperação China-Rússia e o 20º aniversário da parceria estratégica de coordenação entre os dois países, Xi disse que a visita de Estado de Putin à China tem um significado especial.

A China está disposta a se juntar com a Rússia para continuar com sua amizade de geração em geração, consolidar a confiança mútua política e estratégica, e intensificar o apoio um ao outro, disse Xi.

Os dois países devem impulsionar o alinhamento da Iniciativa Cinturão e Rota e a União Econômica Eurasiática (EEU), e executar uma coordenação mais estreita nos principais assuntos internacionais e regionais, assinalou Xi.

A China está pronta para fazer esforços conjuntos com a Rússia para desempenhar um papel positivo no desenvolvimento firme e saudável da OCS, continuou.

Os membros da OCS devem expandir o apoio mútuo, aprofundar a convergência de interesse pela cooperação de ganhos recíprocos, e solucionar gradualmente diferenças via diálogo e consulta, disse.

O presidente chinês também pediu aos estados-membros da OCS que facilitem o comércio e o investimento regionais para ativar mais a cooperação prática dentro da organização.

Sobre fortalecimento da cooperação de segurança, Xi pediu uma convenção anti-extremismo o mais breve possível e melhoria do mecanismo para controle de drogas.

Por sua parte, Putin estendeu sua simpatia profunda e condolências sinceras sobre as vítimas e perdas sérias causadas por um tornado que atingiu a Província de Jiangsu, no leste da China, na quinta-feira.

O presidente russo disse que está esperando ansiosamente a próxima visita de Estado à China e uma profunda troca de opiniões com Xi sobre promoção dos laços e cooperação bilaterais.

A OCS tem enorme influência na proteção de paz e estabilidade regionais e na promoção da integração econômica regional, disse Putin.

O presidente russo concordou com Xi sobre sinergia da EEU e Iniciativa Cinturão e Rota dentro do marco da OCS, acrescentando que ele espera que a entrada de novos membros na OCS ajudará a organização a desempenhar um maior papel em assuntos internacionais.

O Paquistão e a Índia devem assinar um memorando de obrigação para integrar à OCS na 16ª cúpula programada na quinta e sexta-feira, importante passo para os dois países obter sociedade da organização.

Fundada em 2001, a OCS tem seis membros completos: China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão, e seis observadores: Afeganistão, Belarus, Índia, Irã, Mongólia e Paquistão.