Estudantes que ocuparam Alesp dizem que o apoio de fora fez diferença

Na tarde desta sexta-feira (6) o movimento de estudantes que ocupou a Assembleia Legislativa de São Paulo por três dias (Alesp) divulgou carta aberta à sociedade. Eles citaram o apoio e reconhecimento que tiveram de “mães, pais, professores, trabalhadores, funcionários da Alesp, artistas, intelectuais e autoridades” como a maior vitória do movimento. “O que fez toda a diferença para nós”. Os estudantes sairam do prédio nesta sexta-feira, às 16h. "Apenas começamos".

Ocupação Alesp - Christian Braga/Jornalistas Livres

A Alesp foi ocupada pelo movimento como forma de pressionar os deputados estaduais a instalarem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os desvios na verba da merenda escolar em São Paulo.

Informações do Ministério Público Estadual revelam que pelo menos 11 milhões de reais foram fraudados em um esquema que envolve deputados do PSDB, inclusindo o presidente da assembleia Fernando Capez.

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES AO POVO PAULISTA
 
Foram quatro dias de ousadia, resistência e luta. Pela primeira vez na história da ALESP e do Estado de São Paulo o povo se viu representado neste importante espaço. Nós jovens, negros, mulheres ao lado do povo e toda sua diversidade, ocupamos o plenário do poder legislativo, ensinamos e aprendemos muito.
 
Resistimos. Mesmo com toda a desinformação, truculência e terror psicológico nos mantivemos inabaláveis e convictos da legitimidade do nosso movimento. O que nos move é apenas a fome e o desejo de ter uma escola e uma educação que atenda as necessidades de desenvolvimento, emancipação e dignidade de todas e todos.
 
Conquistamos a mais importante vitória que um movimento pode ter: A opinião de todos vocês. Recebemos o apoio e o carinho de mães, pais, professores, trabalhadores, funcionários da ALESP, artistas, intelectuais, autoridades e os mais diversos setores da sociedade, o que fez toda a diferença para nós.
 
Tomamos um duro golpe da justiça. Nós que não conseguimos nem comprar o lanche na cantina, não aceitaremos que nossos pais paguem pela corrupção. Há meses travamos uma luta democrática contra o ladrão de merenda. Sabemos o valor que tem a democracia e a importância de se respeitá-la.
 
Apesar de não ter repressão e violência policial, o governo decidiu pela truculência econômica. Por isso, nossa decisão coletiva foi desocupar a ALESP. Não recuamos, não desistimos e nada vai nos calar. Nossa luta, graças a essa ocupação, atingiu um patamar histórico.
 
Através da nossa ocupação começamos a escrever mais um grande capítulo da história do Brasil, depois de muito tempo o povo pautou o principal parlamento estadual do país.
Paralisamos o estado de São Paulo, o Brasil e o mundo travando os trabalhos da ALESP para que todos os deputados nos ouvissem nesse momento. Na próxima semana estaremos aqui novamente cobrando que cada deputado ouça a nossa voz, a voz de milhares de estudantes secundaristas que há meses estão sem merenda.
 
Seguiremos em luta intensa pela abertura da CPI, pela punição dos ladrões de merenda e pela escola dos nossos sonhos.
 
Apenas começamos!
 
MUITO OBRIGADO PELO APOIO DE TODAS E TODOS.
 
‪#‎OCUPAReRESISTIR‬ ‪#‎CPIdaMerendaJÁ‬