Publicado 13/05/2016 10:16 | Editado 04/03/2020 16:24

O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), criado pelo governo federal em 2009, é uma das políticas públicas que mais melhorou a vida dos brasileiros. O PMCMV entrou na 3ª fase, aprimorou-se e hoje promove infraestrutura no local das moradias, equipamentos públicos e sociais e outros requisitos necessários para garantir habitabilidade aos beneficiários do Programa.
Com o golpe que impediu e afastou a presidente Dilma de um mandato confiado a ela por 54 milhões de brasileiros (as), o povo corre o risco de ver o PMCMV e outras conquistas serem esmagados por um ato covarde contra a democracia, provocado pelo réu Eduardo Cunha, validado pelo Senado, que conduziu, de forma indireta, Michel Temer para exercer 180 dias de governo, período que promete dias sombrios para os trabalhadores e a população mais carente. O processo de impedimento sem crime de responsabilidade violou a Constituição e ameaça as conquistas populares – entre elas, o PMCMV, que nasceu da luta dos movimentos sociais e comunitários.
É notória a mudança de vida de milhares de famílias e a esperança para tantas outras com o surgimento do Programa. Como gestora, testemunhei essa transformação de perto e afirmo, sem titubear, que é a maior política pública já implantada na área de habitação. Como militante das causas populares, acho que o PMCMV é um passo de um longo caminho que não podemos permitir que retroceda. Seria o amargo regresso da agenda de miséria e exclusão que por tanto tempo penalizou o nosso povo.
É preciso mais unidade popular, pois, com a saída provisória de Dilma, as medidas para enfrentar a crise serão conservadoras e começarão pela retirada de direitos dos trabalhadores e dos mais carentes.
Devemos permanecer vigilantes e enfrentar os ataques que virão de quem nunca esteve ao lado do povo. Vamos às ruas defender o Minha Casa, Minha Vida e as conquistas sociais que hoje são realidade depois de muita luta.
*Eliana Gomes é Educadora social
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.