Hillary Clinton promete reconhecimento político de Porto Rico

A pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton comprometeu-se nesta segunda-feira (16) a solucionar o status político de Porto Rico se vencer as próximas eleições de Estados Unidos.

Hillary Clinton

A promessa de Hillary foi feita na visita a Porto Rico de seu rival Bernie Sanders, que procura o apoio dos boricuas nas primárias democratas do próximo 5 de junho, que se realizarão simultaneamente com as dos partidos Popular Democrático (PPD), de governo; e Novo Progressista (PNP), principal de oposição.

A ex-secretária norte-americana de Estado reiterou também que os cidadãos devem votar para presidente dos Estados Unidos sem importar onde residam. Aos portoriquenhos foi imposto em 1917 a cidadania estadunidense, na véspera da Primeira Guerra Mundial para que servissem nas forças armadas, mas não gozam dos mesmos direitos que os nascidos nos país continental.

"Todos os cidadãos estadunidenses, não importa onde residam, devem ter o direito de votar pelo presidente dos Estados Unidos", disse Clinton, contrário a Sanders que considera que isto deve ser dado se os portorriquenhos vierem a ser um estado da nação do norte.

Sanders, que a noite falará para os estudantes da Universidade de Porto Rico (UPR) em Rio Pedras, recebeu o apoio do setor soberanista do PPD e de ativistas independentistas, um caso inédito na história desta ilha do Caribe, sob dominação colonial dos Estados Unidos desde 1898.

A ex-senadora democrata por Nova York sublinhou que, de atingir ao presidência, trabalhará "tão forte como me seja possível com o povo de Porto Rico e os defensores de todas as ideologias para contestar a pergunta fundamental de seu status político".

É habitual que os candidatos presidenciais norte-americanos façam tal promessa aos portorriquenhos, incluídos o mandatário Barack Obama, e George Bush, pai e filho, sem que jamais se materialize.

"O povo de Porto Rico possui uma orgulhosa história e um patrimônio distintivo e, como cidadãos estadunidenses, têm o direito que suas vozes sejam escutadas nos assuntos críticos que lhes afetam", disse Hillary.

O discurso da pré-candidata democrata acontece antes da chegada do ex-presidente William B. Clinton, que visitará Bayamón, Cayey e Ponce em prol da candidatura de sua esposa.

Fonte: Prensa Latina