Prioridade é um novo projeto para Cidade em Ijuí

O PCdoB de Ijuí realizou reunião ordinária do seu Comitê na tarde deste sábado (21), em que tratou da conjuntura nacional, especialmente em relação ao golpe político pela saída da Presidenta Dilma Rousseff e também debateu a atuação do Partido nas eleições municipais deste ano. Coordenada pela Presidenta do Partido, Vereadora Rosane Simon, o encontro iniciou com o relato da situação adversa e grave, especialmente para o povo e para a democracia, pela qual passa o país.

Reunião Comitê Ijuí - Adriano Daltro

Rosane Simon, que esteve em Brasília participando da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, presenciou o ambiente na capital federal no dia da votação no Senado, que definiu o afastamento de Dilma por 180 dias. “Dilma abriu o encontro de mulheres e fez uma fala consciente dos erros e acertos do seu governo, mas se mostrou firme e com disposição para combater o golpe. Nosso Partido tem um histórico de luta e de conquistas para o povo e está nessa luta ao lado da Presidenta Dilma”, afirmou Rosane. Para a Vereadora, o governo interino golpista mostrou a que veio em apenas uma semana, desmontando ministérios importantes que tinham clara função social e reprimindo com violência os movimentos de resistência do povo.

Junior Piaia, pré-candidato do Partido a prefeito de Ijuí, contextualizou o cenário político em que o golpe está dado, ressaltando que a mídia, a oposição e setores do judiciário promoveram o golpe, financiados por interesses externos que tem como objetivo aplicar um projeto neoliberal a partir dos interesses do capital rentista internacional. “É um projeto antipopular e por isso os atos de violência da polícia. Um projeto antipopular só se implementa com violência e truculência contra o povo. Nosso papel neste momento é intensificar a resistência e a unidade dos movimentos progressistas e populares contra o golpe e pela saída deste governo ilegitimo”, afirmou.

Partido apresenta 3 nomes para disputar prefeitura de Ijuí

Piaia também contextualizou a política no município com o cenário político nacional, lembrando que desde março deste ano, quando a situação nacional conturbou-se, o debate local foi congelado e houve certa dificuldade de contatos e movimentos em direção a outras siglas para a eleição municipal, devido as diferentes posições dos Partidos em relação ao cenário geral. Para o PCdoB, este cenário modificou-se muito em relação a pré candidatura de Piaia a prefeitura, lançada anteriormente a este período de turbulência na política nacional, quando a intenção do Partido era de novamente viabilizar uma coligação com possibilidade de disputar a prefeitura em torno de seu nome.

“Nosso histórico é de oposição ao projeto que governa a cidade a quase 30 anos. Mas para termos uma candidatura com capacidade de disputa nestas eleições, o leque de forças da oposição tem que estar unido em torno de um projeto que não é de direita ou esquerda, mas um projeto novo e alternativo ao continuísmo daquilo que todos conhecemos e que quase nada de novo apresentou para a cidade de Ijuí nos últimos anos”, argumentou Piaia.

Para o PCdoB, o debate no município não pode ser minimizado por um embate entre “direita” e “esquerda”, ainda que pesem as posições dos diferentes Partidos na política nacional, mas deve priorizar uma estratégia de modernização da administração no município. Segundo o Partido, é latente a vontade da população por um governo mais avançado e democrático em relação a um projeto desgastado e que não traz novidade para o cenário político local. Ainda segundo o PCdoB, nos últimos anos a administração trabalhista demonstram uma visão totalitária e não dialética com a sociedade e com as forças produtivas do município.

No sentido de abrir novas possibilidades e alternativas de composição para estas eleições, considerando um entendimento entre as forças políticas, o PCdoB resolveu nesta reunião, ampliar o debate de nomes para compor uma chapa majoritária. Além da pré-candidatura a prefeito de Junior Piaia, os nomes de Rosane Simon e do médico Ricardo Pittas são cogitados pelo Partido.

“Nunca estivemos e não estaremos omissos na disputa a majoritária. Mantemos nossa coerência política e ideológica com as forças progressistas e democráticas, mas também manteremos nosso compromisso com o povo de Ijuí, de um novo projeto administrativo que dê as respostas que a sociedade ijuiense demanda já há muito tempo. Achar que tanto faz, não é o papel histórico do nosso Partido”, concluiu Piaia.

O PCdoB mantêm a disponibilidade de entendimento com todos os partidos no sentido de viabilizar um novo projeto administrativo para a cidade e não descarta, em última instância e diante do cenário político, a possibilidade de uma candidatura própria para a majoritária.