PCdoB Ijuí: 94° aniversário, reafirmamos compromisso com a Democracia

Em meio ao atual quadro político, convulsionado pelas tentativas de golpe da oposição conservadora, o PCdoB de Ijuí realizou a reunião ordinária de seu Comitê de forma ampliada, como um ativo partidário. A decisão por uma reunião ampliada reflete o compromisso histórico do Partido com a luta pela democracia e teve como objetivo mobilizar a militância para as agendas de luta contra o golpe, na defesa pela democracia e pelo respeito a constituição.

Reunião Comitê Ijuí 12.03.2016 - Adriano Daltro

A Presidenta do Partido, Vereadora Rosane Simon abriu, a reunião repassando aos presentes duas agendas. A primeira delas da Frente Brasil Popular, que no próximo dia 18 fará mobilizações em todo país, especialmente nas capitais e principais cidades. Outra agenda da FBP será no dia 31 deste mês, quando se mobiliza para um grande ato na capital federal. Ambas as agendas de luta contra o golpe.

No próximo dia 25 de março, o PCdoB completa 94 anos de existência e o Partido promove ações para comemorar a data. Em virtude do feriado da sexta feria da paixão, as comemorações acontecerão no dia 23, começando pela manhã, repetindo a mobilização de doação de sangue dos militantes no Hospital de Caridade de Ijuí, as 9 horas.

As 19:30 horas, no Auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana, ocorre a exibição do documentário "Osvaldão". Osvaldo Orlando da Costa foi comandante da Guerrilha do Araguaia. Era temido pela ditadura militar e adorado pela população. O filme narra a trajetória do mineiro de Passa Quatro, campeão de boxe, que se transformou em militante comunista e comandante da guerrilha, na luta contra a ditadura. Após o filme, haverá um jantar de confraternização.

Compromisso histórico com a Democracia
Em informe, Junior Piaia disse que apesar do cenário de crise política, o PCdoB está recebendo muitas filiações na região, entre elas a de lideranças como o Vereador Everlei em Cruz Alta. Relatou também a criação de uma comissão provisória do Partido em Panambi.

Falando sobre a recente reunião da direção estadual, Piaia sublinhou que o cenário é de turbulência política, com a mídia e parcelas do judiciário contribuindo para o agravamento deste cenário em que a constituição e a democracia são desrespeitadas. Citou como exemplo a condução coercitiva e o pedido de prisão contra o Presidente Lula e na última sexta, o cerco da polícia militar de SP a um Sindicato em Diadema e a invasão da sede da UNE em SP. "É um cenário em que a disseminação do ódio brota em ações de caráter fascista", disse.

Piaia lembrou que no início de 2014, ainda antes das eleições presidenciais, o PCdoB formulou documento em que narrava esta situação, alertando para o fato de que constituía-se naquele momento um movimento golpista para impedir a continuidade das forças progressista, usando métodos antidemocráticos e rasgando a constituição. “O pano de fundo desta crise política é a crise mundial do modo de produção capitalista em que na sua fase financeira, o capital é gerado de forma fictícia, não como riqueza real, mas como ações nas bolsas de valores. Os detentores desta riqueza, especialmente os bancos, para continuar o processo de acumulação desta riqueza, dependem de dominar os estados nacionais, possibilitando assim gerir os mecanismos que permitam ampliar seu processo de acumulação”, explicou Piaia.

Piaia disse que esse clima deverá prosseguir até as eleições de 2018, quando a elite do país tentará novamente uma vitória eleitoral do seu projeto de acumulação de riquezas. "É um projeto que está conectado com interesses do imperialismo e do capital especulativo. Este projeto precisa de governantes que deem garantias para estas transações especulativas e estas transações são diretamente opostas aos investimentos sociais realizados pelos governos progressistas". Para o PCdoB, este é o fio condutor de um sistema superado em que 1% da população mundial detêm mais de 50% da riqueza do planeta, enquanto, na outra ponta 50% da população vive na miséria com apenas 1% da riqueza.

“Esse jogo nós só vamos virar com povo na rua. Os governos de Lula e Dilma, ainda que mereçam críticas, representaram camadas da sociedade que não são as que historicamente dominaram o estado brasileiro. Para esta elite que se sente dominante, a representação popular no estado é um corpo estranho e por isso querem expulsar os progressistas do poder”, afirmou Piaia. Desde 2014, a orientação do PCdoB em relação a este cenário é o de constituir uma frente ampla com personalidades, entidades e partidos que defendem a democracia e a constituição e o Partido está trabalhando também pelo fortalecimento da Frente Brasil Popular. “Nós precisamos botar o povo em movimento, garantindo a democracia e exigindo a continuidade dos avanços sociais conquistados nos últimos anos”.

Quadro político conturbado influi nas eleições municipais
Segundo Piaia, as eleições municipais em Ijuí sofrem influência direta do quadro político nacional, especialmente porque algumas lideranças políticas na cidade tem atuado de forma intensa contra a democracia e a constituição, a favor do golpe. “Nosso projeto é o de achar uma alternativa para o desenvolvimento da cidade. Um projeto criativo, para superar a estagnação econômica, política e social no município. O nosso desafio é o de como nos colocarmos no processo eleitoral, fortalecendo o Partido neste processo e trabalhando para reunir forças que possam apresentar esta alternativa ao povo ijuiense, com viabilidade eleitoral”, garantiu Piaia.

“O PCdoB tem a compreensão histórica do que está em jogo e como já havíamos denunciado lá atrás, ainda em 2014, sabemos o que vem pela frente. Temos um papel histórico importante para cumprir e vamos cumpri-lo com altivez”, concluiu Piaia. A altivez da militância após a reunião pode ser resumida na fala de Israel Rocha, histórico militante do Partido que viveu o período de exceção, sob a ditadura militar. “Nós do PCdoB, temos compromisso histórico e ideológico em defender a democracia. Nosso Partido foi, é e sempre será, vanguarda neste processo, especialmente na linha de frente das grandes conquistas populares”.

Em relação as eleições deste ano, o PCdoB de Ijuí trabalha com a formação de uma chapa própria para vereador. O trabalho também está focado no fortalecimento do Partido, em que se destaca o movimento de juventude. Letícia Woitchumas foi apresentada aos militantes como Secretaria de Juventude e coordenadora deste processo. Uma série de ações estão programadas para os próximos dias, incluindo um curso de formação regional.