Greve dos servidores da saúde do Estado deve começar amanhã (01)

Os servidores da saúde cobram a correção nas distorções, decorrentes de mudanças nas gratificações alteradas em janeiro de 2013, que resultaram em perdas de cerca de 60% nas remunerações.

Greve dos servidores da saúde do Estado deve começar amanhã (01)

Após muitas tentativas de negociação sem sucesso com o Governo do Estado, os servidores da saúde decidiram entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (01/06). Eles reivindicam o retorno das gratificações aos mesmos patamares praticados até dezembro de 2012.

Entre as gratificações, que sofreram redução de cerca de 60%, estão a Gratificação Por Risco de Vida, a Gratificação Especial de Desempenho (GED) e a Gratificação Pela Execução de Trabalho em Condições Especiais, concedida aos servidores que trabalham no Hospital São José.

A redução destas gratificações foi somente para os trabalhadores do nível médio do Grupo Ocupacional de Atividades Auxiliares de Saúde (ATS), em que estão incluídos o auxiliar/técnico de enfermagem, técnico de radiologia e atendente de enfermagem. Para o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde), uma distorção que precisa ser corrigida, o que já vem sendo prometido pelo governador Camilo Santana em negociações desde 2015.

Os servidores da saúde do Estado representam hoje cerca de 40% da força de trabalho nas unidades estaduais de saúde. São minoria em espaços ocupados em sua maioria por trabalhadores sem vínculos com o Estado, em relações precarizadas, seja através de cooperativas, de serviço terceirizado ou através do serviço autônomo.

Ato marca primeiro dia de greve

Com o apoio do Sindsaúde, servidores vão realizar ato no dia 01/06 a partir das 8h, em frente ao Palácio da Abolição.