Angela Albino denuncia golpe no Brasil em reunião na Argentina

A deputada Angela Albino (PCdoB-SC)  denunciou as consequências políticas e sociais do golpe em curso no Brasil a lideranças de esquerda latino-americanas e caribenhas.

Angela Albino

Convidada para representar o Partido Comunista do Brasil na segunda reunião da Rede Parlamentar pela Soberania e a União Latino-americana e Caribenha realizada nesta terça-feira, 31, em Buenos Aires, a parlamentar catarinense falou aos colegas da Argentina, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Nicarágua, Panamá, Venezuela e Uruguai sobre o desrespeito da soberania popular brasileira.

“O voto de mais de 54 milhões de brasileiras e brasileiros está sendo desrespeitado por partidos e parlamentares golpistas do Brasil. A presidenta Dilma Rousseff foi afastada da presidência da República em um processo de impeachment sem crime de responsabilidade. Isso é um golpe. É assim que dispõe a Constituição, nossa Carta Magna”.

Durante o encontro, proposto pelos deputados argentino Hector Recalde, e venezuelano Hector Rodriguez, líderes da Frente para a Vitória (FpV) e do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), respectivamente, o 206 º aniversário da Revolução de Maio foi lembrado. De acordo com Rodriguez, o bloco, formado por parlamentares de partidos político de esquerda de 17 países, tem como objetivo unir forças para atacar a restauração neoliberal em várias nações do América Latina.

Entre as deliberações tomadas estão a construção e o fortalecimento de uma agenda comum continental; realização de ações continentais de apoio e solidariedade na defesa dos governos populares; acompanhamento das eleições de 2016 e formação de uma comissão de promoção da Rede Parlamentar pela Soberania e a União Latino-americana e Caribenha em todos os países.