Trabalhadores argentinos marcham contra demissões e tarifaços

A Confederação de Trabalhadores da Argentina (CTA) convocou para esta quinta-feira (2) uma marcha no centro da capital, Buenos Aires, para rechaçar a onda de demissões impulsionada pelo governo de Maurio Macri, além dos reajustes e tarifas impopulares.

Manifestação de trabalhadores argentinos - Telesur

Os secretários da CTA informaram que as concentrações começam por volta das 13 horas, na Praça de Maio, palco histórico de manifestações na Argentina. “Acreditamos que vai ser um ato múltiplo que expressará não somente o rechaço ao veto presidencial, que foi um gesto de arrogância e de autoritarismo que deixou sem resolver o problema, mas além disso, vai expressar a necessidade de dar uma resposta ao tarifaço de luz e gás”, afirmou Hugo Yasky.

Hugo se refere à Lei anti-demissões, apresentada pelo Congresso e aprovada no parlamento, que foi vetada por Mauricio Macri. O objetivo da Lei era barrar a onda de demissões.

Segundo Hugo, além de rechaçar as demissões e os tarifaços, os trabalhadores também exigem a atualização do salário dos aposentados, a reativação do mercado interno e a proteção ao emprego.