Deputado quer homenagem a mulher e negro em moedas brasileiras 

Personalidades femininas e negras podem ser homenageadas com a reprodução de suas imagens nas cédulas de moeda-papel e moedas metálicas. É o que pretende o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) com o projeto para que o Banco Central do Brasil busque homenagear personalidades femininas e negras que tenham se destacado na luta de emancipação das mulheres e no combate à discriminação racial e de gênero em nosso país. 

Deputado quer homenagem a mulher e negro em moedas brasileiras

“Com a circulação das novas notas e moedas de real será possível dar maior publicidade à trajetória histórica das personalidades escolhidas”, diz o parlamentar.

A proposição prevê que as personalidades a serem homenageadas devam ser escolhidas pelo Banco Central após processo de consulta à população, de modo a mobilizar a sociedade em torno do assunto.

Orlando Silva explica ainda que “esta é uma justa forma de não apenas prestar as devidas homenagens, como, principalmente, propiciar ampla mobilização da sociedade no debate sobre os vultos históricos que tenham se destacado na luta das mulheres e dos negros.

O projeto não produz oneração do orçamento da União, visto que permite ao Banco Central promover as homenagens somente quando novas emissões de notas ou moedas de Real forem realizadas, de acordo com o seu próprio planejamento prévio.