Frente Vila Velha de Participação Popular – FVVPP

 No município de Vila Velha (ES) partidos e diversos setores do movimento social se unificam para disputar as próximas eleições, com base em um programa de governo de caráter democrático e popular, a ser construído pelo conjunto da sociedade vilavelhense.

Reunião FVVPP

 Claudio Machado*

Na última quarta feira, (8/6), PCdoB, PT e PPL estiveram reunidos juntos com diversas lideranças do movimento social e sindical, para selar esse compromisso e aprovar a Carta de Princípios que irá nortear a elaboração do Programa de governo.

As forças que atualmente compõem esse movimento resolveram denomina-lo de Frente Vila Velha de Participação Popular, que adotará a sigla “FVVPP”. De acordo com seus organizadores, não se trata apenas de um nome, mas expressa o significado do projeto que propõem construir junto com a sociedade, para administrar o município, tendo a democracia participativa como seu principal alicerce.

Seus organizadores dizem que para isso é fundamental a valorização da participação efetiva dos cidadãos e cidadãs em todos os processos de decisões de seus representantes no poder legislativo e no poder executivo, ao mesmo tempo em que aqueles e aquelas que forem eleitos devem compreender a importância dessa participação e com base nela atender ás diferentes demandas originadas dos diversos setores que compõem a sociedade.

Mas a prioridade, afirmam, será sempre destinada à grande parcela do povo que necessita de maior apoio do poder público para o atendimento de suas demandas, historicamente relegadas ao segundo plano e muitas vezes negligenciadas por governos e parlamentares conservadores que estiveram à frente do poder legislativo e executivo nos últimos anos.

A FVVPP se compromete e lutar para mudar essa realidade e seus organizadores compreendem que o processo eleitoral é o momento certo para a reafirmação de valores, compromissos e prioridades, que garantirão as transformações sociais juntamente com o desenvolvimento e a inclusão social, pois a política é o principal ato de cidadania que legitima a soberania de um povo.

De acordo com a FVVPP, o espaço político institucional, pela importância de seu papel social, deve orientar suas ações para proporcionar, por meio de políticas públicas, o bem comum, zelando pela democracia e a ética, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, mas sempre buscando a inclusão social e econômica dos segmentos excluídos.

No próximo dia 20 de junho será realizada a primeira plenária da FVVPP, na Câmara Municipal de Vila Velha,  onde estarão presentes seus pré-candidatos e pré-candidatas a prefeito e a vereador, quando também será tornada pública a Carta de Princípios que irá nortear a construção de seu programa de governo.

A Frente Vila Velha de Participação Social informa ainda que seu candidato  ou candidata será definido a partir de amplo debate com a sociedade, considerando todas as  pré-candidaturas já existentes e as demais que forem indicadas por outros partidos que vierem a se incorporar ao projeto.

*Claudio Machado é Secretário Estadual de Comunicão do PCdoB e coordenador do núcleo capixaba do Barão de Itararé.