Reitores de universidades cearenses criticam fusão de Ministérios

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), reunidos na última semana com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, aprovou a elaboração de nota contrária a fusão dos ministérios de Ciência e Tecnologia e Inovação ao das Comunicações, feita pelo presidente interino Michel Temer, que resultou no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Reitores de universidades cearenses criticam fusão de Ministérios

Há um temor de que as políticas públicas da área de CT&I deixem de ser fortalecidas e os recursos passem a ser abrangidos pelas comunicações. Os reitores concordam com a necessidade de manutenção, no âmbito do Governo Federal, de um ministério autônomo. O documento será enviado à Presidência da República.

Participaram da reunião os reitores da URCA, Patrício Melo; da UVA, Fabiano Cavalcante; da UECE, Jackson Sampaio; da Unifor, Fátima Maria Fernandes Veras; e o vice reitor da UFCA, Ricardo Lage. As demais instituições mandaram representantes.

Ainda durante a reunião ficou acertado que o Seminário anual do CRUC, este ano, será atrelado à programação da Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em agosto. As questões pertinentes a maior integração e autonomias das universidades cearenses foram bastante discutidas, sendo formado um Grupo de Trabalho para conduzir a questão. Coube a Cândido BC Neto, coordenador de Educação Superior da Secitece, ficar na organização do GT, comprometendo-se a apresentar um primeiro relatório num prazo de 90 dias.

O secretário Inácio Arruda concorda com a preocupação do reitor da Urca e presidente do CRUC, Patrício Melo, em poder dividir a responsabilidade com outras instituições estaduais no gerenciamento do Geopark Araripe, que tem o selo da Unesco e daqui a três anos será novamente avaliado.

A próxima reunião do Conselho de Reitores está marcada para 17 de agosto, às 14h, na Secitece.