Após novos ataques a indígenas, deputados vão mais uma vez ao MS 

Com o agravamento da situação dos indígenas da terra Dourados-Amambai Peguá, no município de Caarapó (MS), uma comitiva da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados foram Mato Grosso do Sul. Essa é a oitava vez que a CDH vai até o Mato Grosso do Sul para garantir proteção aos povos indígenas e mediar, com autoridades locais, soluções para o fim dos ataques. 

Após novos ataques a indígenas, deputados vão mais uma vez ao MS - Ass. Dep. Paulo Pimenta

Em nota divulgada ainda na tarde desta quinta-feira (15), a Comissão se pronunciou afirmando que “acompanha de perto os conflitos desiguais pela terra entre esses habitantes originais e grandes fazendeiros no Mato Grosso do Sul”, e que “processos demarcatórios lentos, falta de estrutura do poder público para atendimento, ação continuada de extermínio por pistoleiros, têm sido rotina para os Guarani Kaiowá e outros povos na região”.

Na terça-feira (14), o agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu de Souza foi morto após ataque de paramilitares, no episódio conhecido como “Massacre de Caarapó”. Outros seis indígenas também foram atingidos por disparos de armas de fogo e estão hospitalizados. Uma criança de 12 anos, baleada no abdômen, está entre as feridas.

Segundo lideranças Guarani e Kaiowá, o ataque é uma retaliação às retomadas (retorno dos indígenas às suas terras tradicionais). No mês passado, a Funai publicou a aprovação do Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Dourados-Amambai Peguá.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que faz parte da comitiva, explica que desde terça-feira está em contato com lideranças indígenas que solicitaram a presença da Comissão para garantir proteção aos Guarani e Kaiowá, já que há a presença de muitas crianças e mulheres nas localidades onde ocorrem os ataques.

Pimenta lembra que a presença da Comissão de Direitos Humanos no Mato Grosso do Sul faz parte de uma“sequência de esforços que estão sendo tomados para promover a paz nas áreas de conflito”.

Os deputados Padre João (PT-MG), Zeca do PT (PT-MS) e Wander Loubet (PT-MS) também fazem parte da comitiva que chegou na cidade de Dourados na noite desta quarta-feira (15).