Entidades debaterão fusão do Ministério da Ciência e Tecnologia

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Ceará e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) promovem, nesta quinta-feira (16/06), dois eventos que têm como objetivo alertar sobre os efeitos da fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações.

Fusão Ministério Ciência e Tecnologia

A decisão pela fusão foi tomada pelo governo federal interino. No último dia 8 de junho, a Administração Superior da UFC lançou nota de repúdio sobre a iniciativa, considerada um retrocesso para a pesquisa brasileira.

Na manhã desta quinta-feira haverá debate sobre o tema no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, quando também será discutida a proposta de extinção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), a ser levada ao plenário da Casa.

No mesmo dia, às 18h, na sede da ADUFC-Sindicato (Av. da Universidade, 2346, Benfica), a presidente da SBPC, Profª Helena Nader, palestrará sobre o novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, quando a comunidade acadêmica também deverá reforçar a campanha #FicaMCTI, alertando sobre a importância da manutenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é o nome dado à Lei nº 13.243/2016, sancionada em janeiro deste ano pela Presidenta Dilma Rousseff, que trata questões relacionadas ao incentivo às atividades de pesquisa científica, à relação de projetos de inovação com a indústria e ao tempo para professores se dedicarem a projetos de pesquisa e extensão.