Recuperação da democracia é tema de debate na Câmara 

O debate sobre Os desafios da construção da democracia no Brasil, promovido pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara, nesta quarta-feira (15), reuniu deputados e integrantes de movimentos sociais comprometidos com a recuperação da democracia no país. 

Recuperação da democracia é tema de debate na Câmara - Ass. Lid. PCdoB na Câmara

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que preside o colegiado e abriu a audiência pública, destacou os aspectos perversos da interrupção democrática em curso no país. “Temos de reforçar a luta pela cassação de Eduardo Cunha, comandante do golpe. Vamos intensificar a pressão pela saída do traidor golpista Michel Temer e pela volta da presidenta Dilma Rousseff, pelo restabelecimento da democracia e pela correção das injustiças que foram cometidas,” garantiu.

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavenère considerou o processo de impeachment “um ataque solerte, covarde, mentiroso ao mandato constitucional da presidenta. Um ataque que não atinge somente a presidenta e seus apoiadores, mas tem por alvo a própria soberania nacional”.

Ricardo Gebrim, representante da Frente Brasil Popular, considerou que “a luta pela democracia é definidora no nosso processo histórico. Em 1964, as elites se valeram das Forças Armadas para o golpe; hoje, recorrem à Polícia Federal, ao Ministério Público e a alguns juízes federais. Mas é possível barrá-lo. Nós vamos derrotá-lo e construir um projeto popular para o Brasil”.

Avanços sociais

Integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues lembrou que, no país, “os períodos democráticos são curtos, sempre interrompidos quando as conquistas sociais começam a avançar”.

Ele afirmou que o MST defende reformas estruturais, a discussão do papel do Estado e da soberania nacional, em uma Constituinte exclusiva. “Por isso, o MST está empenhado na defesa do mandato da presidenta Dilma até o fim”, afirmou.

Para o deputado João Daniel (PT-SE), “vivemos um momento em que as elites brasileiras se aliaram às elites internacionais para dar um golpe. Estamos vendo, a cada dia, retirada de conquistas duramente alcançadas pelo movimento social”.