UJS-Belo Horizonte realiza seu 11º Congresso neste sábado

Sob o tema “Canto a esperança de um mundo novo” a União da Juventude Socialista (UJS) de Belo Horizonte realiza neste sábado (18) seu 11º Congresso na capital mineira. O encontro irá debater a atual conjuntura política nacional a partir do golpe que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República, a construção de uma nova agenda de avanços para a juventude e o socialismo.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

UJS BH Fora Temer - Lidyane Ponciano

O presidente da UJS-BH, Clauderson Black, explica que as discussões também envolvem a proposta de realização de um plebiscito que viabilize um novo governo progressista e uma saída democrática para a crise.

“Entendemos que do jeito que as coisas não podem continuar. A tendência é um agravamento da crise política assim como aconteceu no golpe de 1964. Defendemos uma saída democrática através do plebiscito popular por novas eleições diretas. Precisamos inserir a juventude no debate político. Estamos nas ruas, mas quando se trata do debate de políticas públicas somos excluídos”, defende.

O Congresso também irá abordar temas relacionados à opressão sofrida diariamente pela juventude como a LGBTfobia, o machismo e a democratização dos espaços públicos. “Queremos construir uma agenda em Belo Horizonte para que a juventude tenha acesso à cidade. Temos acesso hoje a diversos tipos de eventos, mas quando falamos da juventude poder organizar as suas próprias atividades existe uma dificuldade gigantesca. Defendemos o acesso à cidade através do passe livre estudantil; de mais espaços democráticos e culturais e de políticas públicas de juventude”.

Desde o começo do ano, a UJS realizou três plenárias na capital para debater as pautas do 11º Congresso. A juventude socialista também se fez presente nas ocupações do Colégio Estadual Ricardo Souza Cruz, da sede do Ministério da Saúde de Belo Horizonte, da Praça da Liberdade, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e da Faculdade de Direito da UFMG.

Segundo Clauderson, as ocupações são hoje o principal instrumento de mobilização da juventude. A entidade contabiliza o diálogo direto com cerca de quatro mil jovens belo-horizontinos ao longo de todo o processo de organização de seu 11º Congresso. A meta da UJS-BH é credenciar 400 delegados para a etapa estadual do Congresso da UJS e cerca de dois mil jovens para o Congresso nacional da entidade.

As inscrições para o 11º Congresso da UJS-BH podem ser feitas através do site da União da Juventude Socialista. A atividade em Belo Horizonte também irá eleger uma nova direção municipal da entidade – que deverá ser composta por quadros novos e mais experientes.

Serviço:
Evento: 11º Congresso da UJS-BH
Data: 18 de junho
Horário: 13hs30
Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Endereço: Praça Rui Barbosa, 50 – Centro – Belo Horizonte – MG