Associação confirma: Atletas russos ficarão fora do Rio 2016

A Associação Internacional de Federações Atléticas (IAAF) confirmou a decisão de prolongar a suspensão de atletas russos de competições oficiais, o que os retira automaticamente dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.

Iekaterina Konieva

Pouco antes do anúncio da decisão, o jornalista do jornal The Guardian, Owen Gibson, disse no seu Twitter que a IAAF irá manter a suspensão dos atletas russos.

"A IAAF [Associação Internacional de Federações Atléticas] não irá levantar a suspensão dos atletas russos antes do Rio 2016 porque eles não conseguiram resposta positiva aos critérios da força-tarefa", diz o tuíte.

Comentando a decisão da IAAF sobre o afastamento de atletas russos, o Ministério do Esporte do país se pronunciou muito decepcionado por esse passo da organização.

"A votação do conselho da IAAF criou uma situação sem precedentes, impossibilitando os atletas russos da participação dos Jogos Olímpicos de 2016. O sonho de muitos atletas do nosso país foi arruinado pelo comportamento errado de esportistas, treinadores e especialistas específicos", diz o comunicado do Ministério.

"A parte russa fez todo o possível para recuperar a confiança da comunidade esportiva internacional nos nossos atletas, o que pode ser comprovado já pelo fato de o material biológico de nossos atletas passar pelo exame da Agência Antidoping Britânica (UKADA)", conclui o documento.