Deputado denuncia intervenção em plano de saúde dos servidores 

A destituição, por meio de liminar, de todo o conselho e direção do Geap – plano de saúde de autogestão de cerca de 400 mil servidores públicos federais – foi tema de críticas em audiência pública realizada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados, nesta quinta-feira (16).

Deputado denuncia intervenção em plano de saúde dos servidores - Agência Câmara

"O governo corrupto interino cometeu mais uma arbitrariedade, uma intervenção no Geap destituindo o presidente do Conselho e uma direção eleita pelo conselho formado paritariamente pelos trabalhadores e poder público. Temer, você tem que saber que o Geap não é seu, é dos trabalhadores servidores federais", denunciou o deputado Jorge Solla (PT-BA), autor do requerimento para a audiência pública que visou discutir a situação dos planos de autogestão.

O presidente deposto do conselho do Geap, Irineu Messias, que participou da audiência, criticou a mudança na diretoria por meio de liminar sem que houvesse dado direito ao contraditório à atual diretoria.

"Foi uma medida de força, o poder judiciário munido de informações incorretas nos afastou, os assistidos, que há muitos anos pleiteávamos para comandar os destinos desta gloriosa autogestão. Estávamos fazendo algo para interesse dos assistidos, que financiam em mais de 70% a Geap. Estamos sendo proibidos de decidir o nosso próprio destino. Quem melhor sabe olhar sua própria casa é o seu dono", disse.

O conselheiro acusou ainda de haver ilegalidades na posse da nova diretoria, realizada nesta quarta-feira (15). "Foi dada posse (à nova diretoria) de forma irregular, passando por cima do estatuto, numa clara demonstração antidemocrática desta atitude", disse.