Mulheres do Movimento 5 Estrelas vencem eleições de Roma e Turim

O movimento antissistema do humorista italiano Beppe Grillo conquistou duas importantes cidades italianas com a eleição da candidata "carismática" – segundo a mídia local – Virginia Raggi, em Roma, e Chiara Appendino, em Turim.

Virginia Raggi deixa cabine após votar: prefeita eleita de Roma

Chiara será a nova presidente da câmara de Turim (noroeste de Itália), cargo equivalente ao de Prefeita, ao vencer o segundo turno das eleições municipais contra o presidente e membro histórico do Partido Democrata (PD), Piero Fassino.

Em Roma, a eleição de Virginia Raggi foi considerada estrondosa, com mais de 67% dos votos obtidos no segundo turno. Ela é a primeira mulher eleita na cidade que já foi a capital do maior império do Terra.

As eleições deste domingo em 123 municípios italianos repercutem por causa da vitórias obtidas pelo Movimento 5 Estrelas, liderado pelo humorista Beppe Grillo e que se diz antissistema.

O movimento venceu em duas grandes cidades, Roma e Turim e teve boa votação em Milão, onde venceu o candidato da centro-esquerda, Beppe Sala.

Giuseppe Sergi, que trabalhou para a candidatura de Virginia em Roma, afirmou ao Portal Vermelho que a vitória foi particularmente intensa em Turim: Nesta cidade a centro-esquerda (PD) vencia há 20 anos. Nós ganhamos em 19 de 20 cidades".

"E a coisa mais importante é a vitória no sul do pais contra a estrutura mafiosa de poder", diz Sergi.

"Agora precisa haver muito trabalho, porque os partidos que perderam vão fazer tudo para dificultar a nossa atuação", completa.

Sergi também antecipa que o Movimento vai procurar avançar mais ainda no quadro político italiano para conseguir vencer o referendo marcado para outubro e que pretende mudar a constituição do país.

Roma está sem prefeito desde outubro de 2015, quando o então prefeito do PD renunciou ao cargo, confrontado então com alegações de uso indevido de fundos públicos. A cidade tem também uma dívida de 13 bilhões de euros – o dobro do seu orçamento anual –, os serviços públicos não funcionam devidamente, sobretudo os transportes públicos e a coleta de lixo.

Há também dezenas de grandes empresários e políticos em julgamento em um grande esquema de corrupção com suposta influência da máfia – em um caso conhecido como Mafia Capitale.

"Roma é uma cidade devastada", disse Virginia ao El País. "Não tenho uma varinha mágica. Mas depois de mais de 20 anos de maus governos, é urgente mudar a política que levou a cidade ao colapso", afirma.