China e Rússia reafirmam "parceria inabalável"

A China e a Rússia reafirmaram o compromisso de aprofundar a relação de parceria estratégica integral, durante as conversações que tiveram lugar entre os dois chefes de Estado no último sábado (25).

Vladimir Putin e Xi Jinping

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em incrementar o apoio mútuo, assim como solidificar a confiança política e estratégica.

Fazendo referência à importância dos contatos de alto nível para avançar com as relações bilaterais e promoção do desenvolvimento regional e global, Xi afiançou que a parceria estabelecida com a Rússia há 20 anos produziu frutos.

Este ano marca o 15º aniversário do Tratado de Amizade e Cooperação China-Rússia, ao qual Xi se referiu como um marco de afirmação da amizade entre os dois países de geração a geração.

De acordo com o líder chinês, ambas as decisões estratégicas acima referidas servem os interesses dos dois países e dos seus povos, em conformidade com a tendência da época.

Fazendo notar que ambas as nações são duas das principais economias do mundo e mercados emergentes, Xi asseverou que a cooperação pragmática e o alinhamento de interesses devem ser aprofundados, nomeadamente através da iniciativa “Um Cinturão e Uma Rota” e da União Econômica da Eurásia, para garantir um espectro de cooperação econômica mais amplo.

O intercâmbio cultural entre a Rússia e a China tem registrado aumentos significativos nos últimos anos, tendo este sido fulcral para promover o entendimento mútuo e a amizade tradicional entre estes dois povos.

A segurança foi também um tópico levantado pelo presidente chinês, tendo este apelado a uma coordenação mais próxima em questões de nível internacional e regional, assegurando assim a segurança da área geográfica circundante aos dois países.

A China e a Rússia devem assegurar de forma resoluta os propósitos e os princípios da Carta das Nações Unidas, as normas básicas das relações internacionais, o balanceamento estratégico global, a estabilidade e a justiça internacional, disse Xi.

Os dois países deverão adotar a consulta mútua e negociações pacíficas na resolução de disputas, assim como se comprometer a estabelecer um novo tipo de relações internacionais, em que figurem os conceitos de reciprocidade e de cooperação, de forma a garantir a paz internacional e o desenvolvimento.

Como parceiro de cooperação estratégica da China, a Rússia mostra-se pronta a reforçar o apoio e entendimento mútuos em questões que abranjam os interesses fundamentais e preocupações de ambos os países, disse Putin.

O líder russo apelou à cooperação no comércio, energia, altas tecnologias, segurança e intercâmbio de recursos humanos, assim como à sinergia na construção da União Econômica da Eurásia e da iniciativa Um Cinturão e uma Rota.

A Rússia e a China compartilham posições semelhantes no plano dos assuntos internacionais, sendo por isso necessário para ambos manterem uma comunicação e coordenação intensa.

Os dois chefes de Estado assinaram vários comunicados conjuntos alusivos às relações bilaterais, reforço da estabilidade estratégica global e promoção do desenvolvimento da informação e do ciberespaço, após as suas conversações.

Xi e Putin testemunharam também a assinatura de mais de 30 acordos de cooperação em áreas como economia e comércio, negócios estrangeiros, infraestruturas, tecnologia e inovação, agricultura, finanças, energia, média, Internet e desporto.

O primeiro-ministro chinês Li Keqiang e o legislador Zhang Dejiang, encontraram-se também com Vladimir Putin no sábado.