Turquia e Israel assinam acordo para normalizar relações

O subsecretário das Relações Exteriores da Turquia, Feridun Hadi Siniflioglu assinou na terça-feira (28), em Ancara, um acordo para normalizar as relações com Israel.

Navio turco Mavi Marmara, assaltado pelas forças israelenses há seis anos

Conforme o acordo, Israel compensará US$ 20 milhões às famílias dos cidadãos turcos mortos no ataque contra o navio "Mavi Marmara" em 2010. O bloqueio de Israel na Faixa de Gaza irá permanecer, mas a ajuda humanitária irá continuar a ser transferida para o território palestino de Gaza através dos portos israelenses.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel também informou que o diretor-geral, Dore Gold, assinou o acordo em Jerusalém.

O premiê turco, Binali Yildirim, afirmou que os dois países irão assinar um acordo para normalizar as relações.

As forças israelenses bloquearam o navio turco "Mavi Marmara" na Faixa de Gaza em maio de 2010 e mataram 10 cidadãos turcos a bordo do navio. Israel recusou apresentar desculpas e de compensar a Turquia.

Desde então, as relações diplomáticas entre os dois países ficaram restritas, e foram abandonados todos os acordos militares. Em 2013, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, apresentou desculpas às famílias dos cidadãos turcos mortos.