Leandro Karnal defende eleições gerais no Roda Viva

Em entrevista ao programa  Roda Viva, nesta segunda-feira (4), o professor Leandro Karnal afirmou que o processo de pedido de impeachment aberto contra a presidenta Dilma Rousseff representou uma falta de controle “o que se discute não é o princípio, mas um jogo de poder”.

Karmal no roda viva - Reprodução

Questionado se considera que o processo de impeachment era um golpe, Karmal disse: "Acho que temos que examinar mais os papéis porque a caracterização das pedaladas ficais como elas foram definidas a própria comissão técnica do Senado, que não é neutra, diminuiu a ideia de pedaladas fiscais".

E completa: "Mas para mim é evidente que, independente do resultado, há muita dificuldade de Dilma ou de Temer exercerem uma coalização politica que leve o país a sair da crise. Acredito que por meio de lei regular e emenda constitucional convocar eleições gerais".

Sobre a Escola Livre ou Escola Sem Partido, tema principal do programa, Karmal disse que não existe um só evento na história que não tenha uma opção política. E citou: "Maria Antonieta foi decapitada. Você, ao expor o fato ao aluno vai comentar o quê? "Ah, coitadinha!" ou vai explicar os fatos políticos por trás da Revolução Francesa?'.

Karnal salientou que não existe escola sem ideologia e que seria muito bom que um professor não impusesse apenas uma ideologia e abrisse caminho para o debate. Para ele, esta "Escola Livre" é uma crença de uma direita delirante, absurda e estúpida de que a escola forme a cabeça das pessoas e os jovens saiam líderes sindicais.