Obama: assassinatos por policiais é sintomático da Justiça dos EUA

O assassinato de dois homens negros por policiais nas cidades de Baton Rouge e Falcon Heights ressaltam a existência de problemas no sistema de justiça americano, opinou o presidente estadunidense Barack Obama nesta quinta-feira (7).

Barack Obama

Em Falcon Hights, subúrbio de St. Paul, no estado de Minnesota, a polícia matou a tiros Philando Castile, na noite de quarta-feira (6).

“O que está claro nessas mortes é que não são incidentes isolados. Elas são sintomáticas de maiores problemas dentro de nosso sistema judicial e da disparidade racial que fica evidente em nosso sistema ano após ano”, declarou Obama.

Na terça-feira, um cidadão chamado Alton Sterling foi imobilizado no chão e atingido no peito por um disparo desferido por um policial da cidade de Baton Rouge, no estado da Louisiana. O Departamento de Justiça abriu uma investigação sobre o incidente.

Mais cedo, também nesta quinta, o Departamento de Justiça declarou estar avaliando a situação da morte de Castile. O governador de Minnesota, Mark Dayton, pediu ao Departamento que abrisse um inquérito federal.