Mulheres contra PL que permite cesarianas com menos de 39 semanas

Está tramitando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê o direito de pedido de cesariana à gestante ao completar no mínimo 37 semanas de gestação. Batizado de "PL da prematuridade", o PL 5887/2016, contraria a Resolução do Conselho Federal de Medicina, (CFM), do dia 20 de junho de 2016 que indica que as cesarianas sejam realizadas somente após a 39º semana de gravidez.

roda de doulas

No domingo (10), mulheres do Brasil inteiro se reuniram para reivindicar a verdadeira autonomia em relação ao parto e aos seus corpos. Em Jaraguá do Sul, doulas e gestantes se reuniram numa roda de conversa para debater o assunto, "A cesariana é uma cirurgia que salva vidas, desde que bem indicada. Do contrário ela aumenta em 3 vezes o risco de morte materna e em até 120 vezes os riscos de desconfortos respiratórios no bebê" ressalta Giovana Bongiovani, doula.

O objetivo do ato foi ressaltar para as mulheres que esse PL é mais um motivo pra classe médica não proteja verdadeiramente a escolha das mulheres e siga interferindo de forma negativa na autonomia delas. "Não há autonomia de verdade sem informação de qualidade, chega de parto violento pra vender cesariana. Conclui Giovana Bongiovani.