Nada de Elvis, a precursora do rock foi uma mulher negra!

No dia 13 de junho é celebrado do Dia Mundial do Rock, e imediatamente nos surge à mente ícones pop do ritmo, certo? Elvis Presley, Beatles, Led Zeppelin… Nada disso! Uma das precursoras deste estilo musical é uma mulher, negra e do interior dos Estados Unidos.

Sister Rosetta - Divulgação

Nada de jaquetas de couro, coturnos, jeans rasgados ou gel no cabelo, Sister Rosetta Tharpe foi essencialmente uma guitarrista de rock em todos os sentidos possíveis desta nomenclatura, e das melhores. Sua música era pungente e cheia de estilo. O curioso é que se tornou popular nos EUA nos anos 1940 – quase 20 anos antes do surgimento “oficial” do Rock.

Ela tinha todos os elementos: a potência na voz, atitude nos movimentos, interpretação, ritmo sincopado, veloz e dançante, mistura de estilos, solos estalados, sonoridade de guitarra, riffs intermináveis e até a estética dos instrumentos era mais “rock’n’roll”.

Sister Rosetta não é apenas uma “precursora do rock”. Ela é uma das figuras mais importantes da música do século 20, apesar de ser pouco lembrada, e quando muito como a “madrinha do rock”.
Mas apesar da qualidade de suas músicas e inovação no estilo, Sister tinha um problema. Era uma mulher nos anos 40 nos Estados Unidos. Ou seja, não trata-se de um contexto muito propício para que ela se tornasse um grande astro da música pop.

Ao ouvir a música de Sister, porém, é evidente que o que conhecemos como as grandes criações do rock, certamente beberam um pouquinho do trabalho dela.

Ouça duas canções de Sister Roosetta: