Síria recusa possibilidade de voltar à Liga Árabe

O Ministério de Assuntos Exteriores da Síria confirmou hoje que não apresentou nenhuma solicitação oficial para ocupar outra vez seu posto como membro da Liga Árabe, entidade que a expulsou em 2011.

Reunião da Liga Árabe na cidade do Cairo

A declaração foi em resposta ao Secretário Geral dessa organização, Ahmed Aboul-Gheit, que assinalou que Damasco só pode recuperar sua cadeira ali mediante um consenso entre o Governo e a oposição, pelo que não poderá participar na Cúpula dos dias 25 e 26 de julho em Nouakchott, Mauritania.

A nota oficial assegura que essa entidade regional é responsável pelo que ocorreu na Líbia, onde estimulou a intervenção da Organização do Tratado do Atlántico Norte (OTAN), contribuiu a aprofundar a crise na Síria e criou obstaculizou os esforços para resolver a crise.

O documento reafirma que por essas razões Damasco nem sequer analisa a possibilidade de regressar a sua cadeira ali, enquanto este grupo seja refém de alguns governos da área responsáveis da fragmentação, debilidade e divisão dos países do Oriente Médio.

Sob pressão de Estados Unidos e seus aliados, a Liga Árabe expulsou a Síria e impôs-lhe sanções políticas e econômicas durante uma reunião extraordinária celebrada em novembro de 2011 no Cairo, Egito.