Centrais sindicais realizam manifestação unitária contra juros altos

Um manifestação unitária reunirá seis centrais sindicais brasileiras para protestar contra os juros altos. O ato que reunirá CTB, Força Sindical, CUT, CSB, UGT e Nova Central ocorre nesta terça-feira (19), às 10 horas, em frente à representação do Banco Central, na Avenida Paulista, ocasião em que o Copom (Comitê de Política Monetária) começa a definir a nova taxa Selic (taxa básica de juros).

centrais sindicais radio - Reprodução

A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. Atualmente os juros básicos estão em 14,25%.

A atividade faz parte de um calendário de atividades construído de forma unitária pelas centrais sindicais, que inclui ainda o lançamento de um manifesto no dia 26, em uma plenária no bairro paulistano da Liberdade, onde serão apresentadas as principais bandeiras unificadoras da luta do movimento sindical.

“As bandeiras dessa luta – desemprego, juros altos, reforma da previdência – atingem as bases de todas as centrais por que ameaçam direitos de toda a classe trabalhadora”, diz Wagner Gomes, secretário geral da CTB.

A UGT quer alertar a sociedade para a cobrança de juros exorbitantes e motivar o governo a agir para que a queda dos juros atinja também os cartões, cheque especial, empréstimos e financiamentos. “É um verdadeiro assalto contra a sociedade, que recorre ao cartão de crédito e/ou cheque especial e acaba massacrada pelos juros abusivos”, afirma Ricardo Patah, dirigente comerciário e presidente da UGT.

Já o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, afirma que “a unidade das centrais é fundamental neste momento em que temos milhões de desempregados e que é fundamental a retomada do crescimento, o que não será possível com taxas de juros elevadas”. 


Serviço:

Protesto contra os juros altos
Terça-feira, dia 19
Horário: 10 horas
Concentração: No shopping Paulista, seguindo em direção ao Banco Central
Avenida Paulista, nº 1804 – São Paulo