PC Francês lamenta morte de destacada militante

O secretário geral do Partido Comunista Francês (PCF), Pierre Laurent, lamentou nesta segunda-feira (18) a morte de Raymonde Tillon, uma das 33 mulheres eleitas parlamentares em 1945 pela primeira vez na história nacional.

Raymonde Tillon, quando deputada da Assembleia Nacional da França, no pós-guerra

Ela faleceu no domingo, aos 100 anos de idade. Era a última militante comunista que seguia com vida do grupo de mulheres que ingressou à Assembleia Nacional depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com Laurent, Raymonde Tillon é todo um símbolo na história popular do país, mas também na história dos direitos das mulheres e da democracia.

"Em nome de meus camaradas, inclino-me ante a memória de Raymonde, sua trajetória e seu compromisso militante", expressou em um comunicado.

Ao informar sobre seu falecimento, o Palácio do Eliseu (presidencial) reconheceu sua "trajetória " e descreveu-a como "uma mulher comprometida".

Nascida em 22 de outubro de 1915, Raymonde Tillon foi membro da resistência antifascista durante a Segunda Guerra Mundial e por causa de suas ações, foi capturada e deportada para Alemanha, onde esteve aprisionada.