A Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae), a maior entidade estudantil na América Latina, comemora em agosto de 2016, 50 anos de fundação. Para comemorar, a presidenta da entidade Heidy Ortega ressaltou que serão realizadas atividades em todos os 23 países que integram a organização – que conta com mais de 110 milhões de estudantes de toda a América Latina.
As centrais sindicais realizaram, nesta terça-feira (19), uma manifestação contra as altas taxas de juros. Tão importante quanto o combate aos juros elevadas é a unidade demonstrada pela CTB, CUT. Força Sindical, UGT, CGTB e Nova Central, no momento em que os direitos dos trabalhadores são ameaçados pelo governo interino de Michel Temer. Em sintonia com a gestão, um diretor da Fiesp chegou a falar em jornada de trabalho de 80 horas semanais, o que foi considerado pelas centrais como provocação.
A avaliação do líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), é que o primeiro semestre de 2016 foi marcado pelo ápice dos desmandos e artimanhas de Eduardo Cunha na Câmara, mas também foi um período de resistência democrática contra o golpe nas ruas, o que deve continuar. “Espero que a Câmara seja uma arena mais favorável de luta daqui para frente. Temos de intensificar a articulação de forças políticas para impedir a agenda do retrocesso de Michel Temer”, enfatiza.
A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, considera que a Câmara dos Deputados tem um papel decisivo nas grandes definições do país. Para ela, foi um erro permitir a eleição de Eduardo Cunha, que acabou conduzindo ao afastamento da presidenta Dilma. Por essa razão era preciso explorar as contradições no campo golpista e impedir a eleição de Rogério Rosso, candidato da aliança Cunha-Temer.