Acordo de paz na Colômbia contará com 500 observadores internacionais

O chefe da Missão de Verificação da ONU, Jean Arnoult, responsável por acompanhar o acordo de paz entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo, anunciou que a delegação vai contar com 500 observadores internacionais. Desde que o acordo bilateral e definitivo de cessar-fogo foi firmado, o país caminha a passos largos rumo o fim do conflito que já dura mais de cinco décadas.

Paz na Colômbia - Divulgação

“Serão 500 observadores não armados de diferentes países latino-americanos e europeus que falarão perfeitamente espanhol. Obviamente é necessário que entendam sobre o manejo de armas e por isso muitos são ex-militares, mas também há civis especialistas no tema”, explicou Arnault.

Segundo ele, 30 destes observadores internacionais sairão de Cuba, país membro da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e caribenhos) que junto à ONU integra a Missão de Verificação. Além disso, é o país sede dos Diálogos de Paz, realizados desde 2012 em Havana.

“Cuba é parte da Celag e por esta razão também tem participação entre os verificadores não armados nem uniformizados”, esclareceu Arnault em resposta às advertências feitas pelo ex-presidente Álvaro Uribe nesta quarta-feira (27) que questionou a eventual chegada de “soldados cubanos” à Colômbia para verificar o cumprimento dos acordos de paz.

O presidente do Senado, Mauricio Lizcano também se pronunciou sobre as provocações de Uribe: “este mito de que virão soldados cubanos para verificar o processo de paz não é certo. E por óbvio não é certo que os cubanos vão tomar a Colômbia”.