Presidente da Colômbia anuncia fim do aparato de guerra contra as Farc

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou nesta quarta-feira (6) que "começou o desmanche do aparato da guerra" com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) após a guerrilha anunciar, um dia antes, que deixará de arrecadar dinheiro da população para seu financiamento.

Juan Manuel Santos - Divulgação

"Já começou o desmanche do aparato da guerra", apontou o presdiente durante o lançamento da Estratégia de Melhores Práticas de Bom Governo em Bogotá, onde declarou que a medida é "muito importante".

O líder máximo das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko", pediu aos guerrilheiros que deixem de cobrar o chamado "imposto guerrilheiro" e se mostrou confiante em firmar em breve a paz com o governo de Santos, com o qual negocia há três anos e meio no marco dos Diálogos de Paz realizados em Havana.

Para Santos, o fim do imposto é "um passo muito importante rumo a uma situação de paz e de tranquilidade", que espera consolidar nas próximas semanas com um acordo definitivo para o fim conflito armado que já dura mais de meio século.

O presidente ressaltou que as Farc"não tinham aceitado" até agora deixar de realizar a cobrança civis porque "essa é a única forma que eles diziam ter para se financiar".

Durante o evento da Estratégia de Melhores Práticas de Bom Governo, Santos pediu aos 500 líderes locais e regionais presentes que observem se as Farc honram seu compromisso.