Hollande: Trump faz as pessoas quererem vomitar

O presidente da França, François Hollande, disse nesta terça-feira (2), que uma vitória do presidenciável Donald Trump nas eleições americanas em novembro poderia tornar o mundo mais conservador, e acusou o candidato republicano de provocar náuseas com seus discursos.

François Hollande

Segundo o chefe de Estado francês, se Trump ganhar, isso poderá afetar também as eleições de 2017 na França, onde o bloco da direita ganha cada vez mais força.

"Se os americanos escolherem Trump, isso terá consequências, porque uma eleição americana é uma eleição mundial", disse o líder socialista em conversa com Jornalistas em Paris.

"Isso poderia levar a uma virada muito forte para a direita no mundo. Ou, correção, a campanha americana mostra questões que serão refletidas na campanha francesa", explicou Hollande, que deverá enfrentar uma forte oposição de Marine Le Pen, da Front National, se decidir disputar a reeleição.

De acordo com Hollande, um certo número de excessos por parte de Trump acabaram fazendo as pessoas sentirem náuseas, como no caso das críticas do candidato republicano à memória do militar americano morto no Iraque Huamyun Khan, cujo pai, muçulmano, discursou na convenção democrata que oficializou a candidatura de Hillary Clinton e acusou Trump de promover um discurso xenófobo.