Arruda Bastos: Celina Côrte, uma luz que vai brilhar no céu

Por *Arruda Bastos

Para a consternação de todos, a luz terrena da médica, musicista, escritora, gestora, comunicadora e mulher excepcional, Celina Côrte Pinheiro, vai agora brilhar longe de nós, iluminar mais uma estrela do nosso firmamento. Sua passagem para o plano espiritual foi tranquila, serena, como a dizer “aqui cumpri a minha missão”. Realmente, foi com muito brilhantismo que navegou pelas mais diversas funções que a vida lhe confiou.

Ela foi um exemplo de cidadã: humana, sensível, decidida, honesta, corajosa, um amor de pessoa. Deixa uma tremenda saudade no meio de todos que tiveram a honra de conhecê-la, como cliente, colega, assessora, ouvinte de rádio… Tivemos ainda o privilégio de sermos leitores assíduos dos seus belos escritos. Celina deixa uma produção invejável e de qualidade, os que não conhecem têm agora a oportunidade e ler os seus textos.

Gostaria de dedicar esse artigo em memória da querida amiga a sua atuação na gestão de saúde. Em 2007, quando assumi a Secretária Executiva da Saúde do Ceará, já conhecia Celina como profissional competente e sabia do seu compromisso com a saúde pública. Convivemos por mais de seis anos na Secretaria da Saúde do Ceará.

Inicialmente, ela coordenou a Residência Médica na Escola de Saúde Pública (ESP) e depois foi minha assessora e conselheira direta no gabinete durante toda minha gestão como Secretário da Saúde do Ceará. Reconheço e agradeço de público o papel que Celina desempenhou, seus conselhos sempre pertinentes, seus projetos e sua colaboração em todos os momentos.

Depois que deixei a secretaria, continuamos nossa parceria, agora na educação e saúde em meu programa da rádio Assunção, “Saúde em Dia”. Os meios radiofônicos e a comunicação eram outras funções que ela desempenhava com muita competência.

Vai, minha amiga. O coração está contrito, mas a sua lembrança, o seu exemplo, seus ensinamentos e a sua luz são o bálsamo que confortará a nossa alma. Somos gratos a Deus por tudo que você representou.