Lançada frente em defesa do Suas em Santa Catarina

Entidades, órgãos públicos e grupos ligados à assistência social de todo o Estado propuseram nesta quinta-feira (4), em audiência pública em Florianópolis, novas ações para o setor em Santa Catarina. Durante o evento foi lançada a Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que trabalhará pela aprovação e criação de projetos no âmbito estadual.

frente em defesa do suas - agência AL

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), por solicitação da deputada Luciane Carminatti (PT) – que é presidente da Frente Parlamentar de Assistência Social. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.

"Políticas que levaram tantos anos para serem construídas, dentro de um processo histórico, agora são desmontadas às pressas. Ações para a assistência social se constroem de baixo para cima, e não podemos mais mais políticas feitas em gabinetes fechados", afirmou a parlamentar.

Municípios querem mais recursos
Participaram da audiência entidades diretamente ligadas ao setor, como o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-SC); o Fórum dos Trabalhadores do Suas; o Fórum dos Usuários do Suas; o Fórum Permanente de Assistência Social (Fepas); e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SC).

residente do Coegemas-SC, Ana Claudia Quege reclamou da queda no volume de recursos que tem chegado às cidades: "Nós, municípios, estamos cumprindo uma obrigação que é do Estado. Com ou sem verba, o usuário da assistência social continua buscando o serviço", criticou.
Participantes fazem manifestação

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, não compareceu ao debate, e enviou representante, o que gerou insatisfação por parte dos presentes. Por conta da ausência, logo após a audiência foi realizado um protesto pela Avenida Mauro Ramos até a sede da secretaria.