CVTs de 15 municípios recebem novos equipamentos e material permanete

Os Centros Vocacionais Tecnológicos de Horizonte, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Mauriti, Missão Velha, Canindé, Santa Quitéria, São Benedito, Massapê, Ipu, Viçosa do Ceará, Maracanaú, Maranguape, Fortim e Itaiçaba já foram contemplados com novos equipamentos e material permanente.

CVTs de 15 municípios recebem novos equipamentos e material permanete

A entrega faz parte do programa de revitalização dos CVTs, implantando pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através do Instituto Centec, conforme convênio aprovado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O objetivo é modernizar as 36 unidades de CVTs, distribuídas nas 14 Macrorregiões do Ceará.

Os equipamentos incluem, entre outros, 15 laboratórios vocacionais nas áreas de Agronegócio, Indústria e Comércio e Serviços, que abrangem laboratórios de soldagem, manutenção de motos, design e moda, manutenção predial, refrigeração e climatização, segurança no trabalho, CAD, processamento de alimentos e manutenção de computadores.

Na última quarta-feira (10/08), o secretario da Secitece, Inácio Arruda, participou da solenidade de entrega de material nas sedes dos CVTs de Horizonte e Beberibe. Em todas as solenidades, Inácio ressaltou a importância dos Centros Tecnológicos na formação técnica e profissionalizante de pessoas mais carentes, proporcionando oportunidade de uma colocação no mercado de trabalho. “Os CVTs têm a capacidade de flexibilizar seus cursos de acordo com a necessidade da região onde estão localizados. Por isso temos que está sempre renovando seus equipamentos para que sejam adaptados às novas tecnologias”, explicou. Agradeceu também as prefeituras que sempre colaboraram com os vários programas das unidades, doando espaços, emprestando funcionários. “Não há riqueza maior do que formar profissionais qualificados e capacitados ao trabalho”, concluiu.

Na solenidade no CVT de Horizonte, coordenado por Maurício Pereira, estavam presentes os coordenadores dos CVTs de Maranguape, Juliana Campos, e de Maracanaú, Gilberto Cardoso, que também foram beneficiados com equipamentos e material permanente.

Na sede do CVT de Beberibe, coordenado por Virginia Tavares, contou com a participação das coordenadoras de Itaiçaba, Adriana Ferreira Santos, e de Fortim, Tânia Maria Santana do Nascimento. Virginia Tavares, que falou em nome dos coordenadores, disse que era um prazer muito grande receber o secretário Inácio Arruda, agradeceu pela confiança depositada na equiṕe, esperando que muitos outros projetos sejam realizados para o crescimento dessas instituições de ensino profissionalizante, muitos deles já contando com uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do programa Corredores Digitais.

Já o presidente do Centec, Francisco Viana, destacou a alegria de ter visto vida e conhecimento se multiplicando nessas unidades dos CVTs. As duas solenidades contaram com as presenças de secretários municipais e alunos dos CVTs.