Fidel é um herói das lutas dos povos, afirma Evo Morales

No marco dos 90 anos de Fidel Castro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, enviou uma mensagem de felicitações ao líder supremo da revolução cubana. “Fidel Castro é um herói das lutas dos povos do mundo, é quem representa a dignidade, a soberania, a liberdade; e, especialmente, os excluídos, humilhados, marginalizados por um sistema capitalista e por essas políticas do império norte-americano”, disse.

Fidel Castro e Evo Morales - CubaDebate

“Sua luta será inalcançável em toda a história da humanidade. Eu, pessoalmente, tenho muito respeito e admiração por seu povo. Para mim, é um herói das lutas dos povos do mundo”.

Como muitos, Evo também se preocupa com a saúde do comandante e na mesma mensagem, envia um pedido: “Peço que se cuide, que nos acompanhe com suas mensagens tão profundas porque com sua verdade e sua sabedoria segue sendo uma grande referência para as futuras gerações. Fidel e seu povo têm travado uma grande batalha e derrotado o império norte-americano, apesar do bloqueio econômico que é o mais criminoso, aplicado pelos Estados Unidos contra o povo cubano”.

“Fidel e todos os irmãos de Cuba são um modelo. O patrimônio da revolução cubana é a educação, a paz, a igualdade e a dignidade dos povos do mundo. Os legados de Fidel serão para toda a vida”.
Sobre a contraofensiva dos setores mais reacionários da política latino-americana, que ameaça as conquistas obtidas ao longo da última década com governos progressistas, Evo afirmou: “é preocupante em alguns países, mas diante do avanço da direita na classe política, os povos reagem.

Momentaneamente, nesta democracia do sistema capitalista, os povos anti-imperialistas e anticolonialistas podem perder, como vemos no Brasil e na Argentina. Mas sem dúvida, estas derrotas não vão durar”.

Sobre o golpe de Estado contra Dilma, Evo também se pronunciou: “No Brasil os corruptos acusam de corrupção para acabar com uma presidente como Dilma, mas felizmente isso não vai durar. O povo, tão consciente e tão valente, voltará a se organizar para retomar democraticamente o poder, e assim seguir lutando e trabalhando por liberdade e igualdade”.